Cadastramento biométrico chega a Uberaba
Cadastramento biométrico chega a Uberaba
O projeto de implantação da biometria em Minas Gerais se expande a cada semana: agora é a vez dos municípos que pertencem às zonas eleitorais de Uberaba (Triângulo Mineiro), compreendendo as cidades de Campo Florido, Delta, Água Comprida e Veríssimo. A partir do dia 19 de janeiro os eleitores dessas cinco cidades podem procurar a Central de Atendimento ao Eleitor de Uberaba e fazer o cadastramento biométrico para votarem de modo mais seguro e moderno nas Eleições 2016.
Nesse caso, o processo será feito na medida em que houver a procura por algum serviço eleitoral. Ainda não há prazo limite para os eleitores desses municípios se cadastrarem biometricamente, mas os que quiserem votar por meio da identificação de suas digitais em 2016 têm até o início de maio do ano que vem – quando o cadastro eleitoral é fechado e só reabre após o pleito.
O cadastramento poderá ser feito no prédio antigo do Fórum, na Rua Doutor Lauro Borges, 97, na região central de Uberaba. Serão implantados 16 quites para o cadastramento no térreo do edifício, preparados para o atendimento dos 236.085 eleitores das cinco cidades pertencentes à zona. O horário de atendimento da Central é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Documentação necessária e procedimentos
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que o eleitor comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o cadastramento biométrico. Nesse caso, os homens devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
O cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.
Os eleitores podem obter mais informações no cartório responsável (confira os endereços) ou pelo Disque-Eleitor (148).
Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.