Vereadores mirins serão eleitos na sexta-feira (4)
Projeto Câmara Mirim - parceria entre a Escola Judiciária do TRE-MG, Escola do Legislativo Municipal de BH e Secretaria Municipal de Educação de BH
Na sexta-feira (4), os 45 vereadores do projeto Câmara Mirim serão eleitos em votação com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE, um dos parceiros do projeto. A eleição será das 8h às 17h nas dez escolas da rede municipal de ensino participantes do projeto e no Centro Pedagógico da UFMG. Para preparar os alunos – eleitores e candidatos –, o juiz Paulo Tamburini, titular da 31ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte, estará na Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto (Bairro Santa Terezinha) nesta quinta-feira (3) e falará sobre cidadania e importância do voto.
A palestra será feita no ginásio da Escola (Rua Senador Virgílio Tavares, 155, Bairro Santa Terezinha) para cerca de 350 alunos, a partir das 9h. Além do bate-papo com o juiz, os alunos também poderão treinar a votação em duas urnas eletrônicas, para se prepararem para as eleições do projeto, na sexta-feira (4). Palestras semelhantes estão ocorrendo em outras zonas eleitorais de Belo Horizonte.
As urnas parametrizadas que serão usadas na votação são preparadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MG. A apuração e a divulgação dos resultados são feitas no mesmo dia. Cada uma das escolas participantes do projeto elegerá quatro ou cinco vereadores mirins. Os candidatos e eleitores são estudantes do Ensino Fundamental, de 11 a 14 anos.
O projeto foi criado em 2008 e tem como objetivo estimular a participação de crianças e adolescentes na democracia. Esta é a nona edição do projeto Câmara Mirim, parceria entre a Escola Judiciária do TRE de Minas Gerais, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Educação.
Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.