O ELEITOR DO FUTURO (EF) foi criado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira em 2002, quando exercia o cargo de Corregedor-Geral Eleitoral, no TSE. A iniciativa, adaptada às condições de cada Regional Eleitoral, mantém o objetivo comum de contribuir na formação do jovem eleitor.
Em Minas Gerais, o Eleitor do Futuro foi alçado ao patamar de programa, sendo desmembrado em dois projetos específicos:
Eleitor do Futuro Zonas Eleitorais - atende as demandas espontâneas de escolas públicas e privadas de ensino médio, por meio de visitas de magistradas, magistrados, servidoras e servidores das zonas eleitorais da capital e do interior de todo o estado de Minas Gerais para conduzir dinâmicas interativas sobre cidadania política e eleições, com a possibilidade de simulação na urna eletrônica.
Eleitor do Futuro Inovação - promove ações educativas de cidadania inseridas em projetos inovadores a serem criados pelos formadores internos da Justiça Eleitoral (magistradas, magistrados, servidoras e servidores), frequentemente em parceria com formadores e instituições externas.
O programa Eleitor do Futuro é pautado pela Resolução TREMG nº 1.213/2022, normativo que trata das diretrizes do Tribunal as ações institucionais voltadas à educação para a cidadania política.
Para mais informações sobre o projeto: (31) 3307-1957 / sepec@tre-mg.jus.br.
A escola interessada em participar do projeto "Eleitor do Futuro Zonas Eleitorais" faz a solicitação de visita por meio de preenchimento de formulário eletrônico, no qual a professora ou o professor solicitante sugere a data e horário da dinâmica. O cartório eleitoral fará contato para agendar o dia da dinâmica, de acordo com a disponibilidade de agenda da formadora ou do formador da Justiça Eleitoral que fará a visita.
Na data acordada, a formadora ou o formador selecionado pela Justiça Eleitoral comparecerá à escola para conduzir a dinâmica com os estudantes. Caberá à professora ou ao professor solicitante, além de acompanhar a ação, prestar o apoio logístico e técnico à equipe da Justiça Eleitoral.
A Escola Judiciária Eleitoral do TREMG subsidia as zonas eleitorais na realização das dinâmicas por meio da oferta de material pedagógico e didático, bem como de acordo com as características específicas de cada demanda apresentada.
Solicitação de dinâmicas
Clique aqui
No "Eleitor do Futuro Inovação" são as próprias magistradas, magistrados, servidoras e servidores eleitorais que constroem ações de cidadania articuladas e sistematizadas, frequentemente em parceria com instituições externas, a fim de fomentar o conhecimento, a reflexão e a discussão sobre temas eleitorais relevantes ao exercício da cidadania política.
O cadastramento das iniciativas inovadoras é essencial ao TREMG para a coleta, o registro e a divulgação das ações realizadas, bem como para o reconhecimento das formadoras e dos formadores da Justiça Eleitoral que atuam com o eixo de cidadania.
Cadastro de iniciativas inovadoras
Clique aqui
Os materiais didáticos disponibilizados abaixo abordam os temas que compõem o eixo de cidadania da Escola Judiciária Eleitoral:
História da Justiça Eleitoral e do voto no Brasil
Estrutura e funções da Justiça Eleitoral
Funcionamento do sistema proporcional
Alistamento eleitoral e o exercício do voto
Consequências jurídicas da abstenção, do voto branco e do voto nulo
Segurança do processo eletrônico de votação
Enfrentamento à desinformação eleitoral
Atribuições e competências dos cargos eletivos
Democracia, diversidade, representatividade e atenção a grupos socialmente vulnerabilizados
Material pedagógico de apoio para elaboração de planos de ação de cidadania sobre os temas eleitorais relacionados: Guia de Conteúdo para Formadores em Ação de Cidadania