Presidentes e diretores-gerais de TREs se reúnem em Brasília durante posse do ministro Alexandre de Moraes
Na terça-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini, presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, estiverem presentes na cerimônia, assim como Glória Araújo, diretora-geral.
“Somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, afirmou o novo presidente do TSE. No discurso de posse, ele destacou o papel da Justiça Eleitoral na garantia do exercício da democracia no Brasil e a importância do combate à desinformação para assegurar a liberdade das eleitoras e dos eleitores na manifestação da vontade nas urnas.
Reunião dos presidentes dos tribunais
No primeiro compromisso como presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes se reuniu, na manhã dessa quarta-feira (17), com representantes dos 27 tribunais eleitorais do país.
Durante o encontro, foram debatidos temas como a importância do firme combate à desinformação, da articulação com as instâncias locais de segurança, do treinamento das mesárias e dos mesários, e as mudanças na divulgação dos Boletins de Urna (BU) também foram discutidos.
Na reunião, as desembargadoras e os desembargadores – entre eles Maurício Soares – apresentaram um breve panorama das principais ações em andamento para a realização das eleições em cada local, com foco nos temas segurança, mesários e combate à desinformação.
#PraTodosVerem: a imagem mostra vários homens e mulheres, dirigentes dos tribunais eleitorais, posando para foto durante encontro no TSE, em Brasília. Entre eles está o desembargador Maurício Soares, presidente do TRE.
Reunião dos diretores-gerais
Ainda na tarde de quarta-feira, houve o encontro dos diretores-gerais. Glória Araújo, representante do TRE-MG, esteve presente e disse que a reunião foi dedicada à preparação das eleições para alinhamento geral sobre procedimentos estruturantes, relacionados à totalização e auditoria. Também foram tratados assuntos relativos ao novo ciclo da biometria.
“Muito importante o alinhamento nacional sobre os procedimentos para que se possa dar mais credibilidade ao pleito”, afirmou Glória.
#PraTodosVerem: a imagem mostra homens e mulheres sentados em torno de mesas dispostas em formato retangular em uma sala de reuniões. No canto superior esquerdo, Glória Araújo, diretora-geral do TRE de Minas.