Expresso Cidadania promove alistamento eleitoral na Assembléia para alunos da Grande BH
Expresso Cidadania promove alistamento eleitoral na Assembléia para alunos da Grande BH
Nos dias 28, 29 e 30 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais participa, na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, da última etapa do Expresso Cidadania, projeto itinerante desenvolvido pelas duas entidades e pela Secretaria de Estado da Educação para estimular a participação política da juventude, por meio do cadastramento eleitoral e do exercício efetivo do voto. Cerca de 4 mil jovens (16 e 17 anos) de escolas públicas devem participar dos eventos que começam a partir das 8h30, na próxima segunda-feira (28), no Hall das Bandeiras na ALMG.
A programação dirigida a estudantes de oito escolas estaduais de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Sabará e Contagem e nove escolas municipais da Capital - participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas) da Secretaria de Estado de Educação - inclui a emissão de títulos de eleitor, de carteiras de trabalho e de CPF, além de palestras, esquetes teatrais, oficinas de texto para o blog do projeto, leitura, vídeo, fotografia e painéis temáticos sobre temas da atualidade. Em média, dez servidores da Justiça Eleitoral estarão presentes em cada turno para o atendimento aos interessados em se inscrever como eleitores.
Juízes do TRE-MG proferirão palestras sobre o tema "o jovem e as eleições". Confira os palestrantes do dia 28 de abril:
- Manhã – José do Carmo Veiga de Oliveira, Presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda Eleitoral da Capital e juiz da 34ª Zona Eleitoral
- Tarde – Paulo Tamburini, Diretor Executivo da Escola Judiciária do TRE
- Noite – Jair José Varão Pinto Júnior, juiz da 29ª Zona Eleitoral
O Expresso Cidadania percorreu 13 cidades-pólo do interior, mobilizando o público jovem em torno de consciência do voto e maior participação política. Cerca de 15 mil estudantes foram atendidos pelo projeto e foram emitidos mais de três mil títulos para jovens eleitores que já poderão votar nas eleições do dia 5 de outubro.