Prefeito eleito de Ipiaçu é cassado pela Justiça Eleitoral
Prefeito eleito de Ipiaçu é cassado pela Justiça Eleitoral
Por unanimidade, o TRE-MG confirmou nesta terça-feira (14) a cassação do prefeito eleito de Ipiaçu, Wagner Alves Paranaíba (DEM) e do vice, Dion Sérgio Ramalho (PSDB). A cassação deles já havia sido decidida pelo juiz eleitoral de Capinópolis (zona eleitoral à qual pertence Ipiaçu, no Triângulo Mineiro), no ano passado, mas eles não foram afastados dos cargos devido a uma ação cautelar no TRE que conferiu efeito suspensivo ao recurso, ou seja, garantiu que eles permaneceriam no comando do Executivo até o julgamento do mérito do recurso. Nesta terça-feira, o TRE negou provimento ao recurso 4925, apresentado pelos candidatos cassados.
No entender do juiz eleitoral local, ficou caracterizado o uso eleitoreiro de contratações de servidores e de programas sociais (como distribuição de cestas básicas) custeados pelo município para promover as candidaturas a prefeito e vice. Segundo o juiz-relator do caso no TRE, Renato Martins Prates, ficou patente, com tais ações, o desequilíbrio no pleito. Ele foi acompanhado, em seu voto, pelos juízes Mariza Porto, Antônio Romanelli, Benjamin Rabello e Maurício Torres e pelo desembargador Kildare Gonçalves Carvalho. A ação foi apresentada à Justiça Eleitoral pela coligação adversária, “Desenvolvimento para Todos” (PPS/PMDB/PP/PT).
Reeleição
Wagner e Dion Sérgio (coligação DEM/PSDB) obtiveram 2.176 votos no último pleito (62,39% do total de votos). Eles eram candidatos à reeleição, pois haviam sido eleitos na eleição extemporânea realizada em Ipiaçu no dia 6 de abril de 2008, em virtude da cassação do prefeito e vice eleitos em 2004, Elizeu Francelino de Oliveira (PMDB) e Wagner Ramalho Silva (PSDB), por compra de votos.