Justiça Eleitoral diploma os eleitos em 2012 em Belo Horizonte
Foram diplomados nesta quarta-feira (19), em Belo Horizonte, os candidatos eleitos em 2012. O prefeito Márcio Lacerda (PSB) e seu vice, Délio Malheiros (PV), e os 41 vereadores eleitos da Capital receberam os diplomas do juiz diretor do Foro Eleitoral da Capital, Manoel Morais, e do presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel.

Foram diplomados nesta quarta-feira (19),em Belo Horizonte, os candidatos eleitos em 2012. O prefeito Márcio Lacerda (PSB) e seu vice, Délio Malheiros (PV), e os 41 vereadores eleitos da Capital receberam os diplomas do juiz diretor do Foro Eleitoral da Capital, Manoel Morais, e do presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel.
Ao iniciar os trabalhos da solenidade, o juiz Manoel Morais, após cumprimentar os integrantes da mesa, disse que “o ato da diplomação é um ato da democracia”. Ao fazer uma comparação com o casamento, o magistrado frisou que “o namoro do eleitor com seus candidatos se traduz na medida em que se espera que os eleitos, a partir de agora, cuidem com carinho dessa relação ora estabelecida”.
Já em seu discurso, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel destacou que “a sociedade, cada vez mais consciente de sua necessária participação nos rumos políticos e econômicos das cidades, dos Estados e do país, exige cada vez mais respeito aos valores públicos, aos bens públicos e às leis.”
Cruvinel, ao mencionar sobre os 80 anos de instalação da Justiça Eleitoral, comemorados neste ano, ressaltou que “a Justiça Eleitoral vem cumprindo o papel institucional de garantir ao povo brasileiro o direito de votar e de ser votado. No entanto, a cada ano, a cada eleição, essa justiça especializada procura ir além das formalidades institucionais, buscando métodos que garantam segurança e transparência cada vez maiores ao processo eleitoral.”
Outro tópico citado pelo presidente do Tribunal foi o empenho dos magistrados e promotores da Justiça Eleitoral em empregar todos os meios legais possíveis à condução respeitosa e objetiva do processo eleitoral, o que, segundo ele, “tem provocado impactos cada vez mais positivos na sociedade brasileira.”
Em nome dos diplomados discursou o Coronel Evaldo Piccinini, o mais idoso entre os eleitos. O vereador destacou o “imprescindível papel” da Justiça Eleitoral na condução do pleito e parabenizou os juízes, integrantes do Ministério Público e servidores da Justiça Eleitoral pela seriedade e profissionalismo com que conduziram as eleições. Piccinini disse que os eleitos devem estar atentos à causa pública e que precisam buscar a valorização do Legislativo Municipal.
Compareceram ao evento os magistrados integrantes da Corte Eleitoral, o vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, o terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Manoel Bravo Saramago, o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, o presidente da Câmara Municipal, vereador (reeleito) Léo Burguês, entre outras autoridades. O candidato a prefeito de BH, Patrus Ananias, que ficou em segundo lugar nas Eleições 2012, também esteve na solenidade.
Veja as fotos no Flickr