Escola Judiciária Eleitoral encerra quinta legislatura do Projeto Câmara Mirim
Encerramento da quinta legislatura do Projeto Câmara Mirim.

O diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, juiz Alexandre Santiago, participou, na tarde desta quinta-feira (29), do encerramento da quinta legislatura do Câmara Mirim, projeto realizado em parceria com a Escola Legislativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Educação. A solenidade aconteceu no auditório Aminthas de Barros, na Câmara Municipal de BH.
Iniciado em 2008, o projeto Câmara Mirim tem o propósito de estimular a participação democrática e o senso crítico e político nos alunos de ensino fundamental das escolas municipais de Belo Horizonte. O processo começa no início do ano, com a eleição de 41 vereadores adolescentes, representantes de escolas municipais de todas as regiões de BH. O grupo é recebido na Câmara Municipal mensalmente, onde toma par do processo legislativo. No último encontro, os ”vereadores” definem e aprovam proposições, que são dirigidas à Comissão de Participação Popular da CMBH, de onde são encaminhadas a plenário, podendo vir a se concretizarem
Para o diretor da EJEMG, Alexandre Santiago, “ver o desenvolvimento dos adolescentes ao final do projeto é muito gratificante, pois é visível o aprendizado da cidadania e da liderança em cada um deles.” A presidente da mesa dessa quinta legislatura, Roberta Torres, confirma as palavras do juiz: “Foi uma experiência única na minha vida. O projeto aproxima o jovem da política e mostra o caminho para se concretizar um projeto, desde os debates e votação até a sua concretização na Câmara Municipal.” Roberta tem 14 anos e estuda na Escola Municipal Paulo Mendes Campos, no bairro Floresta.