Recadastramento em Divinópolis pode ajudar eleitores com dificuldade de locomoção
Recadastramento em Divinópolis pode ajudar eleitores com dificuldade de locomoção

O recadastramento biométrico em Divinópolis está sendo uma oportunidade para que os eleitores com dificuldade de locomoção sejam transferidos para uma das 92 seções de fácil acesso existentes no município. Os atendentes foram orientados a indagar de pessoas que aparentemente tenham essa dificuldade, como aqueles que se utilizam de cadeiras de rodas ou idosos, se desejam fazer essa transferência. Também foram afixados cartazes, no local de atendimento, incentivando ao eleitor que peça sua transferência para as seções especiais.
Atualmente, o cadastro da Justiça Eleitoral aponta haver em Divinópolis 171 eleitores com dificuldade de locomoção. A Justiça Eleitoral só consegue identificar essa peculiaridade do eleitor caso ele a procure. Dessa forma, como todos os eleitores de Divinópolis terão que comparecer ao recadastramento biométrico, o número daqueles que votam em seções de fácil acesso tende a aumentar.
Nem todos os locais de votação de Divinópolis têm seção de fácil acesso, porque há casos em que a arquitetura do prédio não permite que haja seções no térreo, sem escadas. Mas o eleitor poderá optar por votar em um local de votação próximo, onde há a seção especial para os que têm dificuldade de locomoção.
Estatísticas
Até essa terça-feira (21), 3.043 eleitores já haviam se recadastrado em Divinópolis desde o dia 15 de maio. Como nos primeiros dias houve um grande comparecimento de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, o número de guichês para atendimento preferencial foi ampliado de nove para 15, do total de 26 existentes no momento.
Mais informações sobre o recadastramento eleitoral em Divinópolis podem ser obtidas no Disque-Eleitor (148) ou na página sobre o assunto no portal do TRE na internet.
Acesse: