Reunião reconhece a importância das Ouvidorias Eleitorais para a sociedade

O reconhecimento da importância da Ouvidoria dos Tribunais Eleitorais como ferramenta de transparência e de aprimoramento das instituições. Essa foi a tônica dos pronunciamentos de abertura da “IV Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral”, que está sendo realizada em Belo Horizonte nesta quinta e sexta-feira.

TRE-MG 4º encontro de ouvidores - foto: Cláudia Ramos - ASCOM/TRE-MG

O reconhecimento da importância da Ouvidoria dos Tribunais Eleitorais como ferramenta de transparência e de aprimoramento das instituições. Essa foi a tônica dos pronunciamentos de abertura da “IV Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral”, que está sendo realizada em Belo Horizonte nesta quinta e sexta-feira. Para o presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Cruvinel (na foto, ao microfone), que abriu o evento, o papel das Ouvidorias é cada vez mais essencial como instrumento para a transparência e a ética – sem as quais não há credibilidade nas instituições.

A palestra de abertura da Reunião foi feita pelo conselheiro Gilberto Valente Martins (na foto, o primeiro à esquerda), Ouvidor do Conselho Nacional de Justiça. O conselheiro destacou que o Cadastro de Condenados por Atos de Improbidade Administrativa do CNJ vem se aprimorando para atender à “Lei da Ficha Limpa” e propôs que seja alterada a forma de acesso a esse cadastro, para facilitar a consulta a todos os nomes lá relacionados. Atualmente, esse acesso só é feito de forma individualizada, a partir da colocação do nome ou do CPF na consulta no site do CNJ.

Atual decano do CNJ, Martins ressaltou aspectos da Lei de Acesso à Informação, levantando questões ligadas ao conflito entre o interesse público e o direito à privacidade dos cidadãos. O conselheiro defendeu a preservação da identidade dos que apresentam denúncias às Ouvidorias - necessidade considerada por ele essencial no combate à corrupção.

Também se pronunciaram na abertura do evento o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, desembargador Herbert Carneiro, que destacou os mais de sete mil acessos já tidos pela Ouvidoria do TRE-MG desde a sua criação em 2009, o presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, juiz Cássio Miranda (TRE-BA), e o juiz Maurício Ferreira, ouvidor do TRE-MG e vice-presidente do Colégio.

A reunião, que tem na sua programação várias palestras e debates, se encerrará às 13 horas desta sexta-feira, com a lavratura da Carta de Belo Horizonte. Estão presentes no encontro representantes de 14 TREs, de todas as regiões do País.

Siga-nos no Twitter.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido