Movimento abaixo do esperado no primeiro final de semana de plantões
Apesar da proximidade do final do prazo para alistamento, transferência e regularização da situação eleitoral (7 de maio), o número de atendimentos feito pelos cartórios eleitorais de Belo Horizonte no primeiro final de semana de plantões (26 e 27 de abril) foi abaixo do esperado. Pouco mais de mil pessoas procuraram a Central de Atendimento ao Eleitor - CAE (que engloba 14 zonas eleitorais da capital) e os cartórios do Barreiro e de Venda Nova em todo o final de semana. Em 2012, último ano eleitoral, no primeiro final de semana de plantões antes do fechamento do cadastro, apenas no domingo foram feitos 1275 atendimentos.
No sábado, os cartórios eleitorais de Belo Horizonte atenderam 645 pessoas e, no domingo, 375. Durante a semana, foram feitos cerca de mil atendimentos por dia.
Novos postos de atendimento
É importante que as pessoas se apressem para resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral antes do final do prazo, em 7de maio, para evitar as famosas filas que se formam no último dia. Para facilitar o acesso da população, foi instalado um posto de atendimento provisório no prédio do TRE localizado na Avenida Prudente de Morais, nº 320, com 20 guichês. Além disso, o ônibus do TRE-Aqui estará, a partir da sexta-feira (2), na Av. Padre Pedro Pinto, 1055, em frente à Regional da Prefeitura. Aqueles que não têm tempo durante a semana podem aproveitar os plantões nos finais de semana e no feriado de primeiro de maio.
Os cartórios, e os postos de atendimento provisórios e itinerantes, vão funcionar normalmente, os da capital das oito até as 17h e, os do interior, do meio dia até as 18h. Em Venda Nova, o ônibus do TRE-Aqui vai atender as pessoas até as 16h30. O Disque-Eleitor (148) também funciona em regime de plantão nos finais de semana e no feriado, das oito às 17h. Durante a semana, o funcionamento é normal, das sete até as 19h.
Documentação necessária
É importante lembrar que, para fazer o alistamento eleitoral, é necessário documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. Para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência e levar o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.
Siga-nos no Twitter.