Instituições se unem para alinhar ações de segurança das Eleições 2014
Reunião do presidente do TRE, procurador regional eleitoral; procurador-geral de Justiça, secretário de Estado de Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil para a instalação do Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2014.
Assista à reportagem de TV sobre o assunto.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Geraldo Augusto, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (29) com dirigentes da Procuradoria Regional Eleitoral, da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado, da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, da Polícia Militar, da Polícia Federal e da Polícia Civil para a instalação do Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2014. O Gabinete irá discutir, coordenar e alinhar as ações que serão desempenhadas durante as Eleições 2014 para garantir a segurança e a tranquilidade do pleito.
O Gabinete, nas ações de planejamento, vai delimitar as áreas do Estado que precisam de reforço policial. Segundo o presidente do Tribunal, a iniciativa objetiva a união de todas as forças de segurança do Estado, “em um trabalho preventivo, para a unicidade de voz e de ações”. “Até agora, as informações são de que as eleições ocorrerão em Minas com tranquilidade, tendo o eleitor mineiro como parceiro”, afirmou o desembargador. O Gabinete de Segurança foi instalado pela primeira vez nas eleições de 2008.
Para o procurador regional eleitoral, Patrick Salgado, a iniciativa é importante para que sejam evitados conflitos de atribuição entre as instituições, “todas unidas pelo trabalho”. O Ministério Público Eleitoral irá acompanhar as ações de segurança, sendo também o titular das eventuais ações penais a serem propostas.
Estiveram presentes no evento e assinaram a Portaria Conjunta de instalação do Gabinete Institucional de Segurança, além do presidente do TRE e do procurador eleitoral, o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Paulo Cézar Dias; o secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli; o procurador-adjunto de Justiça Geraldo Vasques (representando o Ministério Público Estadual); o superintendente da Polícia Federal em Minas, Sérgio Barboza Menezes; o chefe da Polícia Civil, Oliveira Santiago Maciel, e o comandante-geral da Polícia Militar, Cel Márcio Martins Sant´Ana – que garantiu que todo o efetivo da PM estará mobilizado para as eleições.
Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.