Polícia Federal investiga possíveis crimes eleitorais relacionados ao uso do Facebook em 2014

Processos de registro de candidatura do ano de 2012.

Estão na Polícia Federal, para abertura de inquérito, duas notícias crime relacionadas a um possível uso eleitoral irregular da rede social Facebook em 2014. Os processos foram encaminhados para investigação por determinação do diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, juiz Renato Luiz Faraco. O juiz seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral no sentido de que os processos fossem enviados à Polícia Federal.

A primeira ação é do Partido dos Trabalhadores (PT) contra a própria empresa Facebook Serviços Online do Brasil. O partido alega que a rede social tem sido utilizada por usuários anônimos para caluniar e difamar a agremiação em uma FanPage. No processo, o PT pede que seja investigada a identidade dos usuários do Facebook e apurada a responsabilidade da empresa pelos crimes eleitorais em questão, previstos nos artigos de 323 a 326 do Código Eleitoral.

No outro processo encaminhado ao Departamento de Polícia Federal em Minas Gerais, o ex-ministro Fernando Damata Pimentel apresenta notícia crime contra a empresa Facebook e os usuários da rede social Cristiano Guimarães, Tomas Soares, Lucas Gontijo Guimarães e Carlucio Santos Carvalho. Pimentel alega que os quatro usuários estariam utilizando o Facebook para promover um “verdadeiro achaque à sua figura” em duas páginas (FanPages) e pede que sejam levantados subsídios para o enquadramento criminal dos usuários. Quanto ao Facebook, o ex-ministro alega que a hospedagem das páginas ofensivas é feita em seus domínios e que, mesmo recebendo várias denúncias, a empresa não teria providenciado, até o momento, a retirada do conteúdo do ar.

 

Processos relacionados:

Pet 1097

Pet 1607

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido