Canais de interação registram quase 26 mil atendimentos no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2015, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas teve como um grande aliado na comunicação externa os diversos canais de interação, que atendem a vários setores da sociedade sobre temas relativos à Justiça Eleitoral. O “Fale conosco”, a Ouvidoria e o Disque-Eleitor somaram quase 26 mil abordagens, respondidas ou encaminhadas pela instituição.
De janeiro a junho, o serviço “Fale Conosco” respondeu quase 1.000mensagens sobre variados temas: informações sobre alistamento e outras operações no Cadastro Nacional de Eleitores, propaganda eleitoral, mesário, justificativa etc. As certidões da Justiça Eleitoral foram o destaque, alcançando 128 abordagens, seguidas pela justificativa eleitoral e alistamento.
Já os telefones do “Disque-Eleitor” chamaram aproximadamente 25 mil vezes durante o primeiro semestre. Os cidadãos perguntaram principalmente sobre emails falsos da Justiça Eleitoral, informações sobre mesários e justificativa. O Disque-Eleitor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo número 148. A ligação tem custo local.
Na Ouvidoria, denúncias, elogios, reclamações e sugestões somaram 249 registros. O acesso a esse serviço se dá principalmente a partir da página eletrônica do TRE, www.tre-mg.jus.br, com preenchimento do formulário próprio. O ouvidor do Tribunal é o juiz Maurício Pinto Ferreira.
Além desses meios, também o Twitter do Tribunal – com quatro anos de existência –, registra mais de 3.787 seguidores e 9.014 tweets publicados (levantamento até a primeira semana de julho). Desde abril de 2014, quando foi lançada, a página do TRE no Facebook tem 2.535 curtidas (também até o início deste mês) e tem se movimentado bastante com as informações relativas à reforma política e à importância da participação cidadã nesse processo.