Juiz de Fora tem novo posto de atendimento biométrico do eleitor
Juiz de Fora tem novo posto de atendimento biométrico do eleitor
Os eleitores de Juiz de Fora já têm mais uma opção para fazer o recadastramento biométrico. O novo posto da Justiça Eleitoral fica na Rua Halfeld, 781 – Centro (antigo PSIU) e tem a possibilidade de dez atendimentos simultâneos. O horário de atendimento é das 12h às 18h, o mesmo da Central que fica na Avenida Presidente Itamar Franco, 1.420, que continua à disposição do eleitor. No novo posto, a prioridade de atendimento será para quem agendar pelo site ou pelo Disque-Eleitor (148).
Até o dia 18 de fevereiro, 10 mil eleitores de Juiz de Fora e das cidades abrangidas pela Zona Eleitoral responsável (Belmiro Braga, Chácara e Coronel Pacheco) já estavam com os dados identificados biometricamente. O recadastramento biométrico em Juiz de Fora ainda não será obrigatório para as eleições deste ano, mas a Justiça Eleitoral convida o eleitor a comparecer o quanto antes, já que a identificação pelas digitais agrega ainda mais segurança ao processo de votação. Além disso, antecipar-se significa evitar grandes filas quando o procedimento for obrigatório.
Documentação
Parar fazer o recadastramento biométrico é necessário levar documento oficial com foto e comprovante de endereço. Quem for se inscrever (caso de jovens entre 16 e 17 anos, que também podem aproveitar a oportunidade e fazer o título para votar nas Eleições 2016), a carteira de motorista e o passaporte não são aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
Biometria
O cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita na hora. No dia da eleição, a identidade será confirmada também pelo reconhecimento das digitais pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Isso acrescenta garantia à identificação do eleitor. Nas cidades em que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, quem não se cadastrar até 4 de maio, data em que o cadastro eleitoral será fechado, votará ainda pelo modo de identificação tradicional na próxima eleição.
Confira mais detalhes da biometria em MG.
Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.