Novo presidente do TRE espera eleições transparentes e sem abusos
Novo presidente do TRE espera eleições transparentes e sem abusos

O novo presidente, desembargador Geraldo Domingos Coelho , e o vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargador Edgard Penna Amorim , tomaram posse (foto) nesta sexta-feira (24) durante sessão solene no auditório do Tribunal. O desembargador Domingos Coelho passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Paulo Cézar Dias. Durante a solenidade, o desembargador Gudesteu Biber Sampaio, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello, concedida anualmente pelo TRE.
Na coletiva concedida antes da cerimônia de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, falou sobre o trabalho que terá para conduzir as próximas eleições. “Vamos fiscalizar para termos uma eleição sem abusos e transparente”, disse. O magistrado avaliou que as mudanças na legislação eleitoral, especialmente no que se refere aos novos prazos do calendário eleitoral, serão um desafio para a justiça eleitoral.
Em seu discurso de posse (
leia a íntegra
), o novo presidente do TRE ressaltou o momento institucional difícil que o país vive. “Tais condições aumentam ainda mais a minha responsabilidade como gestor desta grande máquina de significativa representatividade democrática, responsabilidade pela qual responderei contando com o valoroso apoio de toda uma equipe de magistrados e servidores que tem nas palavras ‘competência’ e ‘compromisso’ a essência de seu trabalho na Justiça Eleitoral”, disse.
Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Paulo Cézar Dias exaltou trajetória do homenageado, desembargador Gudesteu Biber, e dos dois empossandos e falou sobre o período em que esteve à frente da instituição. “Temos que manter a credibilidade e dignidade da Justiça Eleitoral, diante da crise institucional hoje existente”, ressaltou.
Já o desembargador Gudesteu agradeceu a homenagem e destacou o perfil dos desembargadores Domingos Coelho e Edgard Amorim. “Eleições serão exemplo de lisura e competência com os novos dirigentes”, disse. Em nome da Corte Eleitoral, falou o juiz Paulo Rogério Abrantes, que compõe o quadro de juízes do Tribunal. Ele saudou os novos dirigentes do TRE: “assumem em conturbado período da história de nossa Pátria em que o Judiciário é fundamental para a lisura do pleito”.
Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Patrick Salgado, manifestou o seu apoio aos desembargadores que assumem a Presidência e a Vice-presidência da Corte Eleitoral e falou sobre a missão do Ministério Público. “Temos a missão de representar a voz do eleitor na Justiça Eleitoral e enfrentaremos um desafio enorme este ano, com um processo eleitoral limitado no tempo e nos gastos”, avaliou.
Ressaltando o bom relacionamento do TRE como os advogados, o vice-presidente da OAB Nacional, Luís Cláudio Chaves, parabenizou os empossados e ressaltou que o TRE mineiro está sempre na vanguarda. “Devemos depositar confiança na solidez das instituições”, disse.
Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas os integrantes e vários ex-presidentes da Corte; o governador do Estado, Fernando Pimentel; o vice-governador, Antonio Andrade, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes. Também compareceram o terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Wander Marotta, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o prefeito da Capital, Márcio Lacerda; o presidente da Câmara Municipal de BH, Wellington Magalhães; o presidente do TRT 3ª Região, desembargador Júlio Bernardo do Carmo, e o procurador-geral de Justiça Adjunto Administrativo, Mauro Flávio Brandão, representando o procurador-geral de Justiça.
Assista à reportagem sobre a posse no canal do TRE no Youtube .
Veja fotos da solenidade no Flickr .