Congresso de Direito Eleitoral debate legitimidade democrática
Congresso de Direito Eleitoral debate legitimidade democrática
Belo Horizonte será sede, nos dias 8, 9 e 10 de junho, do I Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral: Diálogos sobre Democracia e Direito Eleitoral. O evento, uma parceria da Escola Judiciária do TRE-MG com o Centro Universitário Newton Paiva, pretende debater o processo eleitoral brasileiro com base em teorias do modelo de legitimidade da democracia.
As inscrições para o evento, que ocorrerá no Auditório Nominato da Newton Paiva, são gratuitas até o dia 1º de junho. Os pesquisadores que desejarem participar dos Grupos de Trabalho (GT’s), no dia 9 de junho, devem fazer inscrição específica, enviando resumos para integrar os debates. O objetivo dos grupos é apresentar pesquisas temáticas sobre Direito Eleitoral e Ciência Política.
Na conferência de abertura, o professor de Ciência Política, Economia Política Internacional e de História do Pensamento Econômico Adriano Gianturco Gulisano debaterá o mito da corrupção na democracia brasileira. A partir desse recorte, diversos atores do processo eleitoral – pesquisadores, promotores, advogados, magistrados, dentre outros – formarão a estrutura de conferências e painéis baseados em categorias como legitimidade, participação, representação e controle.
Magistrados e servidores do TRE estão entre os expositores e mediadores já confirmados no Congresso.
O Auditório Nominato Newton Paiva fica na Avenida Carlos Luz, 220, bairro Alto Caiçaras. A organização do evento sugere que os participantes levem 1kg de alimento não perecível.
Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.