Segunda via do título está disponível em três locais de atendimento do TRE em BH
Segunda via do título está disponível em três locais de atendimento do TRE em BH
Desde o dia 4 de maio só estão disponíveis nos locais de atendimento da Justiça Eleitoral os serviços: segunda via do título, emissão de certidões eleitorais e inscrição no programa mesário voluntário (os dois últimos também disponíveis no site do TRE na internet). Isso porque em todas as eleições, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes do pleito, de acordo com o Calendário Eleitoral expedido pelo TSE, baseado no que dispôs a Lei 9.504/1997.
Com o fechamento do cadastro em 4 de maio, também não é possível mais o eleitor ter suas digitais coletadas para ser identificado pela biometria nas eleições deste ano. O cadastramento biométrico será retomado a partir de novembro.
Em Belo Horizonte os postos abertos no final de 2015/início de 2016 temporariamente para reforço ao atendimento ao eleitor deixam de funcionar.
O eleitor poderá buscar os serviços da Justiça Eleitoral em três locais na Capital:
- Central de Atendimento ao Eleitor em Lourdes (Av. do Contorno, 7.038)
- Central de Atendimento ao Eleitor no Barreiro (Rua Alcindo Vieira, 37)
- Central de Atendimento ao Eleitor em Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 5020 – Mantiqueira)
Importante lembrar que os postos e centrais de atendimento provisórios estão sendo desativados, podendo ser retomados no futuro. No bairro Cidade Nova (Av. Cristiano Machado, 1708), a central fechará a partir de 26 de maio. Já a central provisória do bairro Cidade Jardim (Av. Prudente de Morais, 320) e de outros órgãos públicos como Tribunal de Justiça (Fórum Lafayette), Tribunal Regional do Trabalho e Câmara Municipal já não estão mais abertos.
Confira os locais de atendimento ao eleitor em todo o Estado
Serviços
Caso o eleitor perca o seu título, ou este esteja danificado, dificultando a leitura das informações importantes, como zona e seção eleitorais, ele ainda pode pedir a segunda via, desde que não haja qualquer mudança nos dados do documento . Para isso, deve se dirigir ao cartório mais próximo de sua residência, portando um documento original com foto e o título, caso ainda o tenha. Vale lembrar que esse serviço não gera o cadastro biométrico e que não é obrigatório portar o título para votar, embora seja útil para uma melhor orientação do eleitor e do mesário .
A data limite para que o eleitor solicite a segunda via do seu título no cartório de sua inscrição é o dia 22 de setembro , dez dias antes das eleições (2 de outubro). Se for solicitar a segunda via fora de seu domicílio eleitoral , a data limite será o dia 3 de agosto .
Para se inscrever como mesário , o ideal é que o eleitor o faça o quanto antes, tendo em vista que o recrutamento por parte dos cartórios eleitorais terá início em breve.
Siga-nos no Twitter .
Curta nossa página no Facebook .