Alunos do ensino médio fazem o título no lançamento da Semana do Jovem Eleitor
Alunos do ensino médio fazem o título no lançamento da Semana do Jovem Eleitor

Para o lançamento da Semana do Jovem Eleitor, o TRE recebe, nesta terça-feira (29), cerca de 50 alunos do Ensino Médio do Colégio Padre Eustáquio para tirarem seus títulos de eleitor e fazerem o cadastramento biométrico. Os jovens, com idades entre 15 e 17 anos, vão tirar o título de eleitor no posto de atendimento instalado no prédio anexo do TRE-MG , às 8h30 , e depois assistirão à palestra inaugural da edição 2016 do projeto Eleitor do Futuro .
A ação integra o projeto Eleitor do Futuro, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, e faz parte também da campanha que o TSE veicula em âmbito nacional desde o dia 10 de março para o incentivo ao alistamento do jovem eleitor – aqueles de 16 e 17 anos, inclusive os que terão 16 anos completos até o dia 2 de outubro. A palestra, sobre democracia, cidadania e importância do voto consciente, será dada pelo juiz Carlos Henrique Braga, diretor executivo da Escola Judiciária, e também visa despertar os jovens para o exercício da cidadania.
Em 2014, o número de eleitores jovens com voto facultativo em Minas Gerais foi o menor desde 1989: eram apenas 139.643 eleitores de 16 e 17 anos - confira o gráfico (formato pdf) com a evolução do eleitorado jovem MG. Entre 2015 e fevereiro de 2016 o número já cresceu e são quase 150 mil eleitores jovens no estado . Para garantir que o número continue crescendo, a Justiça Eleitoral vem incentivando que os adolescentes, cujo voto ainda é facultativo, façam o seu título de eleitor. A Semana do Jovem Eleitor é uma dessas iniciativas, e conta com ações regionalizadas e divulgação de peças publicitárias, como posts para serem compartilhados em redes sociais , que podem ser acessados na página de campanhas do TSE.
Documentação necessária
Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto , comprovante de endereço e, para os futuros eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Para a primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.
Os jovens de 16 e 17 anos que quiserem participar das eleições de outubro têm até 4 de maio para fazer a inscrição eleitoral na cidade onde desejam votar.
Confira os endereços da Justiça Eleitoral na sua cidade.
Siga-nos no Twitter .
Curta nossa página no
Facebook
.