Jovens eleitores destacam a importância da participação política após fazerem o título
Jovens eleitores destacam a importância da participação política após fazerem o título

Trinta e sete alunos do ensino médio do Colégio Padre Eustáquio fizeram o título eleitoral na manhã desta terça-feira (29) em Belo Horizonte, abrindo a “Semana do Jovem Eleitor”, promovida pela Justiça Eleitoral em todo o país, e também a edição 2016 do projeto Eleitor do Futuro do TRE-MG. Os alunos destacaram a importância do voto como instrumento de participação política: “tenho certeza que votando podemos fazer a diferença. Vamos escolher nossos representantes, me sinto amadurecido, é uma passagem nova”, afirmou o estudante Fernando Colbert, um dos que fizeram o título pela primeira vez.
Após o alistamento eleitoral, com identificação biométrica, os jovens assistiram à palestra do juiz Carlos Henrique Braga, diretor executivo da Escola Judiciária do TRE, sobre o processo político eleitoral no país, mostrando as principais características das eleições brasileiras. O magistrado ressaltou a importância do voto consciente para que possam influenciar nas decisões tomadas no âmbito do município, do Estado e do País.
O presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, também esteve presente e saudou os estudantes, lembrando que, com o título de eleitor, eles fazem a escolha pelo exercício da cidadania. O presidente também conheceu a foto plotada no Centro de Memória do TRE marcando o lançamento da campanha de incentivo ao voto jovem pela Justiça Eleitoral, em 1994. Na ocasião, o jogador de futebol Ronaldo “Fenômeno”, então no Cruzeiro, foi convidado a ser uma espécie de garoto propaganda dessa campanha pelo TSE e se alistou como eleitor na capital mineira. O atual presidente do Tribunal era, à época, o juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, responsável por entregar o título a Ronaldo na sede da UNE, no Rio de Janeiro. A foto retrata o momento da entrega desse título , com Ronaldo, o magistrado e o então diretor-geral do TRE Levindo Coelho.
Prazos e documentação
A campanha “Semana do Jovem Eleitor” será encerrada no dia 1º de abril, mas quem quiser se alistar como eleitor, transferir o título ou ter seus dados biométricos coletados tem até o dia 4 de maio para comparecer a qualquer local de atendimento da Justiça Eleitoral na cidades onde irá votar.
Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto , comprovante de endereço e, para os futuros eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Para a primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.
Confira os endereços da Justiça Eleitoral na sua cidade.
Siga-nos no Twitter .
Curta nossa página no Facebook .