TRE faz encontro para avaliação das eleições 2016
TRE faz encontro para avaliação das eleições 2016
O TRE mineiro realizou, nesta quarta-feira (16), um evento interno de avaliação das Eleições 2016, para registrar os pontos positivos a serem mantidos para os próximos pleitos e aqueles que devem ser objeto de propostas de melhorias – algumas das quais a serem encaminhadas ao TSE. O encontro ocorreu no auditório do Tribunal, com a participação de magistrados e servidores. Para subsidiar os debates, foram feitas pesquisas com os juízes e servidores de todos os 351 cartórios eleitorais de Minas, e o resultado geral foi considerado muito positivo.
Na pesquisa com os juízes eleitorais, 91,8% afirmaram que os treinamentos ofertados pelo Tribunal impactaram seu desempenho ao longo do processo eleitoral, atendendo às suas necessidades. Eles sugeriram que haja uma ampliação dos temas tratados nos treinamentos, incluindo, entre outros, processo penal e pesquisas eleitorais. Quanto à comunicação do TRE com os juízes durante o período eleitoral, 96,5% avaliaram positivamente.
Após analisar as informações coletadas junto aos magistrados, o presidente do Tribunal, desembargador Domingos Coelho, afirmou: “verificamos, a partir da pesquisa realizada, que o grau de satisfação com relação ao treinamento oferecido a magistrados e servidores e ao apoio dado pelo TRE ao trabalho dos juízes superou 90%, confirmando a excelente qualidade da Justiça Eleitoral mineira”.
A pesquisa com os chefes de cartórios também resultou em uma avaliação positiva de vários temas (logística de distribuição das urnas eletrônicas e sistema de agendamento de atendimento ao eleitor, por exemplo) e em sugestões importantes - como a antecipação dos cursos a distância oferecidos aos servidores e do período de realização da campanha para que o eleitor com deficiência cadastre-se em seções de fácil acesso.
Também foi constatado o impacto da mudança dos prazos do Calendário Eleitoral no trabalho da Justiça Eleitoral, pois houve menos tempo para se julgar os processos de registro de candidaturas, entre outras alterações impostas pela nova Lei. A adoção da publicação das decisões dos juízes no Mural Eletrônico, no site do Tribunal, em substituição à afixação nas sedes dos cartórios, foi considerada um grande avanço. Para as próximas eleições, foram sugeridos alguns pontos de aprimoramento do Mural.
Para o diretor geral do TRE, Adriano Denardi, o evento marcou o início do planejamento das Eleições 2018, pois, a partir de lições apreendidas e do debate das sugestões de melhoria, o Tribunal busca aprimorar continuamente a organização das eleições.
*Na foto, o Coordenador de Contas Eleitorais e Partidárias, Júlio César Rocha.
Siga-nos no Twitter.
Curta a nossa página no Facebook.