TRE sedia seminário sobre sustentabilidade na administração pública
TRE sedia seminário sobre sustentabilidade na administração pública
Começou, nesta terça-feira (22), o seminário Sustentabilidade na Administração Pública, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), com apoio do TRE-MG. O evento acontece até a próxima quinta-feira (24), no auditório do Tribunal, na Avenida Prudente de Morais, 320, em Belo Horizonte.
Na abertura do seminário, o vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Pedro Bernardes, falou sobre a urgência de uma mudança de mentalidade em relação aos gastos públicos. O desembargador mencionou a necessidade de se “fazer mais com menos e utilizar todos os insumos com maior consciência, para reduzir o desperdício de recursos financeiros e naturais”. O diretor-geral do Tribunal, Adriano Denardi, ressaltou o compromisso da instituição com a adoção de novas ideias e esforços, com destaque para a inteligência das compras e contratações.
O objetivo do evento é discutir políticas públicas de gestão sustentável e a responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos, com a finalidade de potencializar os recursos existentes. Durante os três dias do seminário, serão abordados os temas gestão de resíduos, uso racional dos recursos naturais, construções sustentáveis, qualidade de vida no ambiente de trabalho, licitações sustentáveis, sensibilização e capacitação de servidores.
Todas as palestras e debates serão conduzidos pelos consultores da A3P Patrícia Fasano e Alan Oliveira Tácito. Na manhã desta terça-feira, Patrícia enfatizou que o maior desafio é quebrar paradigmas e inserir novos hábitos na rotina. Ela também explicou aos presentes sobre a atuação da A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente que tem o objetivo de estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão sustentável em atividades rotineiras.
Participam do seminário representantes de diversos órgãos públicos, de diferentes esferas de poder. Entre eles, Tribunais de Justiça, do Trabalho, Federal, Militar e de Contas; Universidade Federal de Minas Gerais; Ministérios Públicos Federal e Estadual; Receita Federal; Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Advocacia Geral da União.