Posto de atendimento no BH Resolve começa a funcionar nesta quinta-feira (1º)
Posto de atendimento no BH Resolve começa a funcionar nesta quinta-feira (1º)
Os eleitores de Belo Horizonte terão agora mais um endereço para fazer o recadastramento biométrico ou solicitar serviços da Justiça Eleitoral. Começa a funcionar oficialmente nesta semana a Central de Atendimento no BH Resolve (Rua Caetés, 342, 3º andar, Centro), com capacidade diária de atendimento de cerca de 180 pessoas.
Dirigentes do TRE estarão no local às 16h desta quinta-feira (1º de junho) para uma visita a essa unidade, que conta com dez guichês e atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No decorrer de junho, será implantado o agendamento (opcional) do atendimento, pelo site do BH Resolve.
Serão oferecidos cadastramento biométrico, alistamento, transferência, regularização da inscrição, emissão de segunda via e alteração de dados do título. O eleitor deverá levar um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço recente.
O BH Resolve será o quinto endereço de atendimento disponível ao eleitor em Belo Horizonte neste momento. Os demais estão em Lourdes, na Cidade Jardim, no Barreiro e em Venda Nova.
Biometria em Minas e BH
Minas Gerais tem 1.890.510 eleitores (12,07% do total) já cadastrados por meio da biometria, com 570 municípios praticando esse atendimento: 80 que passaram por revisão - os quais possuem todo o eleitorado cadastrado por meio de biometria -, quatro que iniciaram a revisão em fevereiro de 2017 (Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia) e 486 com atendimento biométrico ordinário, ou seja, com parte do eleitorado ainda não cadastrado dessa forma.
Em Belo Horizonte, desde setembro de 2015, 332.963 eleitores (cerca de 17% do total) já tiveram suas digitais e fotografias coletadas por meio da biometria.
Embora o recadastramento ainda não seja obrigatório na capital mineira – ao contrário de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia, onde quem não comparecer terá o título cancelado –, o TRE planeja elevar o índice de comparecimento em Belo Horizonte para que, quando houver a obrigatoriedade, seja possível minimizar os transtornos da convocação de um grande número de eleitores.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor (148).
Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.
* Atualizado em 31/5/2017, às 14h15.