TRE renova parceria do projeto Eleitor do Futuro
Objetivo é conscientizar o jovem eleitor sobre a importância do voto
O presidente do TRE, desembargador Edgard Penna Amorim (no centro da foto); o secretário de Educação de Minas Gerais, Wieland Silberschneider, e o procurador Regional Eleitoral, Ângelo Giardini de Oliveira, assinaram, na tarde desta quarta-feira (20), um termo de cooperação técnica para mais uma edição do projeto Eleitor do Futuro.
Com foco na formação dos professores para atuarem como multiplicadores – novidade deste ano –, o projeto prevê visitas de juízes e promotores eleitorais e chefes de cartório a escolas do ensino médio para propagar informações aos estudantes sobre democracia, cidadania, partidos políticos, as eleições e o voto. O que se espera é que o jovem eleitor compreenda criticamente o valor e o significado de seu voto no processo democrático, aprimorando continuamente sua forma de participação social e política.
Para o presidente do TRE desembargador Edgard Penna Amorim, é muito importante para a Justiça Eleitoral a celebração dessa parceria para a formação cidadã do jovem eleitor. “O quadro político atual necessita de reafirmarmos que a política é uma atividade imprescindível na democracia. A Justiça Eleitoral tem o papel de ser um catalisador para essa capacitação do jovem, em uma iniciativa pioneira no país", destacou.
Na opinião do secretário de Educação, Wieland Silberschneider, o Eleitor do Futuro é um projeto importantíssimo para a construção dessa temática da formação cidadã, fundamental em todas as dimensões da educação.
O procurador Regional Eleitoral, Ângelo Giardini, ressaltou que o projeto “já nasce com um selo inegável de qualidade”, referindo-se à Escola Judiciária Eleitoral (Ejemg) - executora do Eleitor do Futuro no âmbito do TRE - e ao diretor de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Renato Lopes, que acompanhou a assinatura da parceria. Estiveram presentes também o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Pedro Bernardes; o diretor-executivo da Ejemg e juiz auxiliar da Presidência, Luis Fernando Benfatti, e o diretor-geral do TRE, Adriano Denardi.
A parceria foi um dos últimos atos do desembargador Edgard Amorim à frente do TRE, já que nesta quinta-feira (21), o desembargador Pedro Bernardes assumirá a Presidência do Tribunal.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.