Jovens aprendizes de BH participam do projeto “Trem da História” do TRE
A iniciativa é uma forma de incentivar o interesse e a participação dos jovens na política
Nessa segunda-feira (26), 40 adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, que participam do Programa de Aprendizagem da Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom) estiveram no TRE para fazer o título de eleitor, por meio da biometria. Eles também ouviram uma palestra com foco na cidadania, abordando aspectos da história da Justiça Eleitoral e a importância do voto. Os jovens estiveram ainda no Centro de Memória do Tribunal. A visita é parte do projeto Trem da História, realizado pela Seção de Memória Eleitoral.
No Trem da História, estudantes do ensino fundamental e médio têm a oportunidade de conhecer aspectos importantes da história das eleições no Brasil e da Justiça Eleitoral. Por meio de palestras interativas, os jovens são convidados a refletir sobre a participação de cada indivíduo nas transformações da sociedade e desafiados a descobrir o verdadeiro sentido da Cidadania.
Participando de votações simuladas na urna eletrônica o público infanto-juvenil pode conhecer de perto a dinâmica do voto informatizado, bem como as etapas exigidas por lei aos eleitores para o exercício do voto.
Para agendar visitas de grupos de estudantes, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail smemo@tre-mg.jus.br ou pelo telefone 31 3307-1553.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.