Movimento para regularização de títulos cancelados ainda é pequeno em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia
Cerca de 330 mil eleitores tiveram seus títulos cancelados nos quatro municípios por ausência ao recadastramento biométrico
Apesar do grande número de títulos cancelados em virtude do não comparecimento ao recadastramento biométrico no prazo (9 de fevereiro), a procura pela regularização nos postos da Justiça Eleitoral em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia está bem aquém da capacidade instalada, após a retomada do atendimento. O prazo para regularizar os títulos cancelados antes do fechamento do cadastro e poder votar nas Eleições 2018 é 9 de maio, mas o TRE recomenda que os eleitores o façam o quanto antes, para evitar filas e inconvenientes na última hora.
Em Betim, a média de atendimentos em março, até o final da segunda semana do mês, foi de 643 atendimentos por dia, enquanto poderiam ser atendidos cerca de 1.500 eleitores por dia. Em Contagem, a média é de 968 eleitores atendidos por dia em março, e a capacidade instalada possibilitaria cerca de 2.300 atendimentos, em média. Em Uberaba, a média até o momento tem sido de 654 atendimentos neste mês, mas seria possível atender a quase mil pessoas. Em Uberlândia, a média de atendimentos de março é de 1.627, podendo atender até dois mil eleitores por dia.
O eleitor que regularizar o título cancelado manterá o mesmo número do título. Também é importante lembrar que não há cobrança de multa para os eleitores que tiveram o título cancelado por causa do recadastramento biométrico. Apenas terá que pagar alguma multa o eleitor que estava com débitos com a Justiça Eleitoral, por exemplo, pelo não comparecimento a eleição.
Como regularizar
Para regularizar a situação, o eleitor, para facilitar, pode agendar o atendimento e comparecer no dia, horário e local marcados com documento de identificação oficial e comprovante de endereço. O agendamento pode ser feito pelo site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148).
É importante que os eleitores das quatro cidades fiquem atentos ao prazo, já que após o dia 9 de maio o cadastro eleitoral fecha, de acordo com previsão legal (Calendário Eleitoral e artigo 91 da Lei 9504/97). Por isso, quem teve o título cancelado em virtude do não comparecimento ao recadastramento biométrico e perder o prazo de 9 de maio só poderá regularizar em meados de novembro, quando o cadastro eleitoral será reaberto. Além de não poder votar nas Eleições 2018, aqueles com voto e alistamento obrigatório (entre 18 e 70 anos) não terão quitação eleitoral – necessária para alguns procedimentos da vida civil, como tirar o passaporte e fazer matrícula em instituição de ensino.
Consulte os locais de atendimento.
Balanço
Os números apurados pelo TRE somam em 333.831 eleitores das quatro cidades que não fizeram o recadastramento biométrico até 9 de fevereiro. Esse número ainda pode sofrer pequenas alterações devido a processamento por parte do TSE.
Em Betim, 231.335 (78,09%) eleitores fizeram a biometria no prazo. Em Contagem, foram 355.765 (74,70%) eleitores que compareceram. Em Uberaba, cidade que teve o maior índice de comparecimento, foram 193.407 (81,56%) eleitores. Em Uberlândia, 400.355 (79,54%) eleitores fizeram o recadastramento.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.