Atendimento será suspenso para eleitores de 86 municípios
Suspensão é a partir de 29 de janeiro; eleitores passarão a ser atendidos apenas na zona eleitoral à qual estão vinculados atualmente

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais está concluindo as ações referentes ao rezoneamento eleitoral, determinado pelo TSE em 2017. A partir de 05 de fevereiro, cada zona eleitoral voltará a atender somente o eleitorado dos municípios que a compõem, ou seja, zonas que cederam municípios no rezoneamento não mais atenderão o eleitorado de município cedido . E os postos de atendimento criados em razão do rezoneamento passarão a atender somente o eleitorado da zona eleitoral à qual se vinculam, terminando, assim, uma espécie de fase de transição que foi iniciada no final de 2017.
Para que essa mudança seja efetivada, alguns cartórios eleitorais e postos de atendimento do interior envolvidos no rezoneamento vão suspender, já a partir de 29 de janeiro, os serviços ao eleitorado de 86 municípios mineiros (formato PDF) que vinham sendo atendidos por mais de uma zona eleitoral. O objetivo é finalizar a verificação de eventuais pendências no banco de dados do cadastro eleitoral referentes aos eleitores dessas 86 cidades. Nesse período, o eleitor continuará a ser atendido normalmente no cartório (ou posto) da zona eleitoral à qual está vinculado atualmente.
É importante esclarecer que todos os cartórios eleitorais e postos de atendimento permanecerão abertos ao público, já que a paralisação recai apenas nos atendimentos referentes aos eleitores dos 86 municípios listados e feitos pelos cartórios que não são da sua atual zona eleitoral. O atendimento continua normal para o eleitorado de municípios que integram as zonas eleitorais afetadas, mas que não fizeram parte do rezoneamento e não estão nessa lista.
Um exemplo é a 101ª ZE, com sede em Diamantina. A partir de 29 de janeiro, ela não atenderá eleitores de Datas, Felício dos Santos, Presidente Kubitscheck e Senador Modestino, que eram vinculados a ela e passaram a pertencer a outras zonas eleitorais. Mas continua atendendo os eleitores de Diamantina, Couto de Magalhães de Minas, Gouveia, Monjolos e São Gonçalo do Rio Preto. A 101ª ZE atenderá somente os eleitores dos últimos cinco municípios mencionados e os eleitores dos demais devem se dirigir ao cartório da Zona à qual estão vinculados. Eleitores de Datas, por exemplo, só serão atendidos no cartório do Serro.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor (telefone 148) ou diretamente com as zonas eleitorais e postos de atendimento. Confira os telefones em nosso site.
Siga-nos no
Twitter
e no
Instagram
.
Curta nossa página no
Facebook
.
*Atualizado em 24/01/2018, às 17h30