Justiça Eleitoral moderniza seus portais para aprimorar experiência do usuário
Além do visual remodelado, alterações facilitam a navegação e a interatividade do usuário.
O bloco de Serviços, área mais acessada, manteve as mesmas funcionalidades, mas ganhou um visual renovado. Agora, ao clicar qualquer uma das opções, abre-se uma caixa de diálogo que permite a consulta e o acesso ao serviço diretamente na página inicial.
Em ofício dirigido aos presidentes dos TREs, a ministra Rosa Weber, presidente do TSE, destacou que a reformulação das páginas “é apenas a primeira etapa de um processo de mudanças muito mais profundo, sempre objetivando a melhor divulgação de informações”. No comunicado, a magistrada reconheceu, ainda, a importância dos portais na prestação de serviços aos cidadãos.
Outras novidades
Além da interface mais intuitiva e repleta de funcionalidades, também estão sendo criados novos conteúdos sobre a Justiça Eleitoral em todo o país, com foco exclusivo no eleitor, em linguagem informal, simples e direta. “Nosso objetivo é atender à grande demanda do eleitor por informações acessíveis a respeito da Justiça Eleitoral, da biometria, do título e, principalmente, sobre a segurança do processo eleitoral”, explica Ana Cristina Rosa, assessora-chefe de Comunicação do TSE. O trabalho foi integralmente desenvolvido pelas equipes do TSE, sendo a Assessoria de Comunicação responsável pelo conceito e pelo desenvolvimento em seu núcleo de campanhas, redes e web; e a STI responsável pela implantação.
Na página da biometria no site do TSE, por exemplo, o eleitor de qualquer lugar do Brasil pode encontrar facilmente a informação sobre o procedimento em seu estado. Ao clicar o mapa ou os botões, é apresentado dado específico de cada unidade da Federação, com links para os portais dos respectivos TREs. A página traz ainda uma área dedicada a Perguntas e Respostas, que permite tanto a busca por palavras (digitadas no campo de busca) como a leitura de toda a lista.
Já a antiga área de notícias foi renomeada para Comunicação. O espaço reúne os conteúdos de todas as mídias do Tribunal (notícias, rádio e TV), além de novos links de acesso direto aos perfis das instituições nas principias plataformas de redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr.
*Com informações do TSE.