Presidente do TRE inaugura nova sede dos cartórios eleitorais de Ponte Nova
Novo local tem seis guichês, com possibilidade de instalação de mais dois

O presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, inaugurou na manhã desta sexta-feira (15) a nova sede dos cartórios de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira. Em seu discurso, o desembargador ressaltou que o imóvel vai proporcionar melhorias na qualidade de trabalho para os servidores e no atendimento aos eleitores de Ponte Nova e dos outros seis municípios que integram as Zonas Eleitorais (ZEs) 224 e 225, unificadas no novo espaço.
“A partir de agora aqui teremos um bom espaço para a guarda das urnas eletrônicas no período eleitoral e para os arquivos, além de uma excelente área para o atendimento aos eleitores. Tal espaço vai facilitar bastante o trabalho dos servidores também no que diz respeito ao alistamento biométrico, especialmente neste momento em que a atualização dos cadastros está sendo realizada em todos os demais municípios que integram as zonas eleitorais de Ponte Nova”, disse o desembargador. Ponte Nova foi uma das primeiras mineiras a passar por revisão biométrica, em 2009.
Ao atender a imprensa local, o presidente do TRE destacou que o cartório é por onde começa o processo eleitoral e defendeu a lisura do processo eleitoral proporcionada pelo voto eletrônico e pela biometria.
Pronunciamentos
O juiz Bruno Henrique Tenório Taveira, titular da 224ª ZE, agradeceu ao presidente do Tribunal e sua equipe pela rapidez na viabilização da nova sede para os cartórios locais e destacou a "impressionante capacidade do quadro de servidores da Justiça Eleitoral e daqueles cidadãos que diretamente contribuem para o seu sucesso".
Já o juiz da 225ª ZE, José Afonso Neto, destacou a importância da Justiça Eleitoral como instrumento para garantir que a cidadania seja mais efetiva, apesar das tentativas de desvios no sentido contrário.
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo, Wagner Mol Guimarães, agradeceu a melhoria nas condições de acesso ao cidadão proporcionada pela Justiça Eleitoral. “A prefeitura está à disposição para parcerias com o Poder Judiciário”, disse.
O diretor-geral do TRE, Adriano Denardi, pediu a palavra para homenagear o senhor José de Assis Zoqbi, de 80 anos, presente no evento, que colabora com a Justiça Eleitoral desde 1958, inicialmente como mesário e depois como membro da Junta Eleitoral.
Também estiveram presentes na solenidade o juiz da Corte Eleitoral Nicolau Lupianhes; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Maria Ferreira Proença e a presidente da OAB Subseção Ponte Nova, Maria da Glória Rodrigues Cunha Carneiro, que homenageou o desembargador Pedro Bernardes, que foi juiz na Comarca na década de 90, com uma placa. Participaram ainda do evento prefeitos e vereadores das cidades que integram as duas zonas eleitorais.
Imóvel
O imóvel – localizado na avenida Francisco Vieira Martins, 400, bairro Palmeiras – tem uma área de 291,36 m², foi cedido ao TRE pela União e fica próximo do anterior. É acessível no nível da loja, sendo ligado à sobreloja por escada. Há banheiros para pessoas com dificuldade de locomoção.
A nova sede atenderá, além dos 43.630 eleitores de Ponte Nova, o eleitorado das cidades de Acaiaca, Barra Longa, Guaraciaba, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Oratórios.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.