Gabinete Institucional de Segurança vai atuar também no 2º turno
Grupo coordenado pelo TRE vai monitorar ocorrências em Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba
Minas Gerais terá apenas quatro municípios com 2º turno de votação: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba. Nesses quatro locais, haverá monitoramento intenso pelo Gabinete Institucional de Segurança das Eleições 2020, para coibir a prática de crimes eleitorais e registrar ocorrências.
O Gabinete foi instituído em agosto deste ano. Ele é coordenado pelo TRE e conta com a participação de representantes da Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais, Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Civil e Polícia Federal. O objetivo da parceria é coordenar, administrar, padronizar e comandar as ações de segurança das eleições em Minas Gerais, sem prejuízo das competências e atribuições dos juízes eleitorais. As instituições envolvidas estão se dedicando, em especial, a planejar e assegurar a segurança de locais de votação e ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, apurar crimes eleitorais e monitorar episódios de desinformação a respeito do processo eleitoral.
No próximo domingo (29), quando acontece o 2º turno, haverá reforço nas equipes das forças policiais e Corpo de Bombeiros nas quatro cidades. Cerca de 90 drones das Polícias Civil, Federal e Militar serão utilizados para monitorar a prática de crimes como boca de urna e transporte irregular de eleitores.
Na sede do TRE, em Belo Horizonte, representantes de todas as instituições estarão reunidos a partir das 6h, para acompanhar o registro de ocorrências e tomar decisões quanto às ações a serem adotadas em casos mais graves, caso seja necessário. O Gabinete divulgará balanços parciais das ocorrências ao longo do dia, e os números serão divulgados no perfil do TRE no Twitter.
No dia 15 de novembro, quando aconteceu o 1º turno das Eleições 2020, o Gabinete Institucional de Segurança registrou 557 ocorrências em todo o estado de Minas Gerais.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.