Live vai abordar transparência do sistema eletrônico de votação
Debate do projeto 3º Turno será no dia 26 de agosto
A próxima edição do projeto 3º Turno terá o tema “Transparência e auditabilidade do sistema eletrônico de votação” e será em formato de live, com transmissão ao vivo no canal do TRE no YouTube. O evento acontecerá no dia 26 de agosto, às 18h.
Participarão do debate Rodrigo Carneiro Munhoz Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado no TSE; e a professora Magna Inácio, doutora em Ciência Política pela UFMG e pós-doutora pela University of Oxford. A conversa será mediada por Valéria Machado, servidora do TRE-MG.
O projeto 3º Turno, iniciado em 2015 pela Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais - EJEMG, tem por escopo promover reflexões e incentivar o debate acerca de questões relacionadas ao processo político-eleitoral brasileiro. O público-alvo são magistrados, promotores, estudantes, universitários, servidores de tribunais e demais interessados.
Cine-Café
Ainda em agosto, no dia 31, haverá outra live, do projeto Cine-Café. O evento vai discutir o tema capacitismo, uma forma de discriminação contra pessoas portadoras de deficiência. A transmissão também vai ocorrer no canal do TRE no YouTube, às 18h30.
O debate acontecerá a partir do curta-metragem Crisálida, produção nacional em que os recursos de acessibilidade estão no contexto principal do filme, e não como elementos acessórios. Os atores conversam em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em boa parte do filme, e os personagens surdos são interpretados por pessoas surdas.
O curta-metragem está disponível gratuitamente no YouTube.
O projeto Cine-Café, lançado em 2018, tem a proposta de estabelecer o debate e a reflexão sobre temas relacionados aos mais variados enfoques da cidadania por meio da análise de trechos de filmes selecionados. Nos dois primeiros anos, foi um evento interno, apenas para colaboradoras e colaboradores do TRE. Em 2020, passou a ser disponibilizado no YouTube.
Nas edições de 2021, os vídeos têm intérprete de Libras, e os participantes fazem a sua audiodescrição, garantindo que o conteúdo seja acessível para pessoas com deficiência auditiva ou visual.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.