Desembargador Ramom Tácio toma posse no TRE
Ele terá mandato de dois anos como integrante substituto da Corte Eleitoral
O magistrado Ramom Tácio de Oliveira (foto), em solenidade totalmente virtual, tomou posse na tarde desta segunda-feira (28) como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na classe de desembargador. O novo integrante foi escolhido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em eleição ocorrida no dia 14 de junho.
Ele assume a vaga aberta com o encerramento do biênio do também desembargador Maurício Torres Soares, que tomou posse como titular, em 18 de junho, no cargo de vice-presidente/corregedor.
Ao saudar o novo integrante, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE, desejou, inicialmente, todo o êxito e sucesso ao empossado. Disse, mais, que se trata de magistrado de carreira extraordinária, que tem como características o lado pacificador, sereno, operoso, “estando totalmente preparado para este Tribunal”. E chega para enriquecer o TRE, trazendo grande capacidade de atuação, afirmou o presidente.
Ramom Tácio começou agradecendo a cada um dos presentes na sala virtual de forma individual, especialmente à esposa Luciana Melo e aos filhos. Disse saber da grandiosa missão que terá pela frente, desafio a ser cumprido com perseverança, paciência e ações ativas. “É honroso atuar no Tribunal da democracia e da cidadania”, e “responsabilidade é um norte que jamais podemos esquecer.”
Estiveram presentes na sala virtual os demais integrantes da Corte Eleitoral, e, entre outras autoridades, os desembargadores José Flávio de Almeida, representando o presidente do TJMG; Alberto Diniz Júnior, presidente da Amagis; o advogado Adriano Cardoso da Silva, representando a OAB/MG, familiares e amigos do empossado.
Perfil
Natural de Felixlândia/MG, Ramom Tácio graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas/MG – UNIFEMM, no ano de 1985, sendo ainda mestre e doutor em Direito Público. Magistrado de carreira, iniciou as suas atividades como juiz de Direito no ano de 1990, atuando nas comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte. Foi promovido a desembargador do TJMG em fevereiro de 2017.
O desembargador já integrou a Justiça Eleitoral mineira em outra oportunidade, quando foi o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral no período de junho de 2016 a junho de 2017.
Composição
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares e igual número de substitutos. Dois desembargadores e dois juízes de direito são provenientes do TJMG, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois são da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.
Siga-nos no Instagram e no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.