Presidentes de Tribunais Eleitorais ressaltam 25 anos da urna eletrônica e segurança do processo de votação

Manifestações aconteceram durante reunião virtual do Colégio de Presidentes

Print de tela de uma reunião no Zoom, com a imagem de 20 pessoas.

Nessa quarta-feira (23), o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE-MG, participou da IV Assembleia Geral Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL). Foi o primeiro evento oficial do desembargador como presidente do Tribunal.

Na abertura do evento, foi feita uma homenagem ao ministro Carlos Veloso, que era o presidente do TSE quando a urna eletrônica começou a ser utilizada nas eleições brasileiras, em 1996. Ao agradecer, o ministro ressaltou que “Nesses 25 anos de urna eletrônica, nunca se conseguiu comprovar sequer indícios da ocorrência de fraudes, porque a urna é garantia de respeito ao voto do eleitor”.

A manifestação de Carlos Veloso sobre a segurança da votação eletrônica foi respaldada por todos os participantes do encontro.

Também estava na Assembleia o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do TSE. Ele salientou que a Corte Eleitoral está se esforçando para demonstrar ao Congresso Nacional que o voto impresso será um retrocesso e uma usina de dificuldades para o processo eleitoral brasileiro. “Nosso sistema é totalmente seguro, transparente e auditável, do primeiro ao último momento. Ou seja, qualquer pessoa pode conferir tudo o que foi feito. Nunca se verificou nenhum tipo de fraude com as urnas eletrônicas”, comentou.

Barroso reconheceu o trabalho pioneiro do ministro Carlos Veloso na implantação do sistema eletrônico de votação, que aboliu a manipulação humana nas eleições e eliminou qualquer possibilidade de fraude que ocorria desde o Império. “De lá pra cá temos aprimorado cada vez mais. Por fim, o ministro se mostrou preocupado com a judicialização das eleições. “Se houver diferença entre voto impresso e o voto da urna eletrônica. Qual vai valer”, indagou.

Outorga de medalha

Durante o evento, ocorreu a entrega virtual da Medalha Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, outorgada pelo COPTREL. A medalha é honraria com a qual são agraciados personalidades, magistrados, servidores e entidades reconhecidas pelo Colégio como grandes colaboradores da Justiça Eleitoral.

Um dos agraciados foi o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que presidiu o TRE-MG entre 18 de junho de 2020 e 18 de junho de 2021. Também foram homenageadas as seguintes autoridades: desembargador Aristóteles Lima Thury – homenagem post mortem (TRE-AM); desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo (TRE-CE); desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves (TRE-PE); desembargador Gilberto Giraldelli (TRE-MT); desembargador André Luiz Planella Villarinho (TRE-RS); e desembargador Jaime Ramos (TRE-SC).

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido