Conselho Nacional de Justiça realiza pesquisa sobre percepção e avaliação do Poder Judiciário
As respostas permitirão compreender a dinâmica atual de acesso ao sistema de justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, dos dias 18 de abril a 28 de maio, a Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. Os formulários podem ser respondidos por cidadãs e cidadãos que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, advogadas e advogados, defensoras e defensores públicos e membros do Ministério Público.
Os dados a serem coletados abrangem diversos aspectos do serviço prestado pelo Poder Judiciário, como a funcionalidade técnica dos seus sistemas, acompanhamento processual, acessibilidade e efetividade na garantia de direitos e aperfeiçoamentos na prestação desses serviços.
O questionário de cada categoria é voltado para seus serviços e procedimentos mais utilizados, como o processo eletrônico e a virtualização dos atos processuais, no caso dos advogados, defensores e membros do Ministério Público.
Todas também contam com a parte de identificação sociodemográfica, que pergunta sobre deficiências físicas e intelectuais, cor, raça, etnia, sexo e identidade de gênero. A pesquisa é anônima, e esses dados servem apenas verificar as correlações entre as respostas e os grupos sociais.
De acordo com o CNJ, esse levantamento permitirá um planejamento mais apurado e fornecerá bases para um desenvolvimento de melhorias no sistema de justiça.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.