TJMG faz eleição utilizando urnas eletrônicas cedidas pelo TRE
Votação elegeu os novos dirigentes do TJMG
Nessa sexta (29), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou eleições para a escolha dos novos dirigentes da entidade (presidente, vice-presidentes e corregedor) e para integrantes do Conselho de Magistratura e do Órgão Especial. A eleição foi feita com vinte e cinco urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-MG, sendo cinco de contingência.
A Seção de Sistemas Eleitorais do TRE preparou as urnas eletrônicas, cuidando, por exemplo, da inserção dos dados dos votantes e dos candidatos (carga das urnas) e prestando todo o suporte durante a realização da eleição e apuração dos resultados, de forma presencial no TJMG.
Encerradas as votações, o atual presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, convidou o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE-MG, e o desembargador Maurício Soares, vice-presidente do TRE, para acompanharem a apuração dos votos. O presidente do TJ destacou que "As urnas eletrônicas garantiram não apenas celeridade à votação, como também confiabilidade ao processo eleitoral. Essa parceria com o TRE-MG é fundamental para o atendimento ao cidadão e deve ser expandida para outras áreas de atuação".
Para mais informações sobre a eleição, acesse o site do TJMG.
Eleição parametrizada
Esse tipo de eleição denomina-se “eleição parametrizada”. Ela está regulamentada na Resolução TRE-MG nº 745/2009.
A solicitação de empréstimo de urnas eletrônicas pode ser feita por entidades públicas organizadas, como autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas, entidades paraestatais e instituições de ensino. Por ocasião do pedido, é analisada a viabilidade técnica para a realização da eleição, assim como o prazo necessário entre o encaminhamento do pedido e a efetiva realização do pleito, entre outros requisitos.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.