TRE e Tribunal de Justiça assinam convênios para as Eleições 2022
TJMG vai auxiliar em ações de enfrentamento à desinformação e ceder servidores para atuarem no teste de integridade das urnas
Nesta terça-feira (30), o TRE-MG e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) firmaram duas parcerias relacionadas às Eleições 2022. Os termos de cooperação foram assinados pelos desembargadores Maurício Soares (à esquerda na foto) e José Arthur de Carvalho Pereira Filho (centro), presidentes do TRE e TJMG, respectivamente.
Um dos convênios faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. O Tribunal de Justiça vai divulgar, em seus canais de comunicação, informações para promover a conscientização da população mineira quanto à importância da democracia, com foco no enfrentamento à desinformação sobre o processo eleitoral.
O segundo convênio trata da cessão de servidoras e servidores do TJMG para atuarem no teste de integridade das urnas eletrônicas, uma das auditorias que serão realizadas no dia da votação. Contempla, ainda, o apoio logístico à Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica e a segurança dos ambientes do teste de integridade.
O desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG, ressaltou que esses são os dois pontos que têm chamado mais atenção nas eleições de 2022. Também fez questão de dizer que a credibilidade do Tribunal de Justiça agrega muito à atuação do TRE, em “um momento em que precisamos de toda ajuda e apoio”.
Já o desembargador José Arthur, presidente do TJMG, disse que o Tribunal está “de mãos entrelaçadas com o TRE” e que é uma satisfação “emprestar a nossa força institucional para valorizar a democracia”.
A solenidade de assinatura aconteceu na sala de reuniões da Presidência do TRE-MG, que tem o nome do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, pai do atual presidente do Tribunal de Justiça. Ele presidiu o TRE entre setembro de 1982 e março de 1983.
Defensoria Pública
Na terça-feira (30), o TRE-MG também assinou um termo de cooperação com a Defensoria Pública da União (DPU), que cederá servidores para auxílio no teste de integridade das urnas. O acordo foi assinado pelo presidente do TRE, desembargador Maurício Soares, e pelo defensor público geral federal, Daniel de Macedo Alves Pereira (à direita, na foto abaixo).
Acompanharam as duas solenidades o desembargador Octavio Boccalini (à direita na primeira foto), vice-presidente e corregedor do TRE; as juízas auxiliares da Presidência e da Vice-Presidência do TRE, Cristiana Ribeiro e Roberta Fonseca; a diretora-geral do Tribunal, Glória Araújo; e a chefe da Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria, Cassiana Viana. Na assinatura do convênio com a Defensoria, também estava presente o defensor público-chefe da DPU em Belo Horizonte, Estêvão Ferreira Couto.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.