Sistema de divulgação de candidaturas das Eleições 2022 já está disponível
DivulgaCandContas permite consultar informações sobre candidatas e candidatos e também oferece dados sobre contas eleitorais
O sistema DivulgaCandContas, por onde é feita a divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições de 2022, já está disponível nos sites do TSE e do TRE-MG. A plataforma permite às eleitoras e eleitores conhecer mais sobre candidatas e candidatos antes de escolher em quem votar.
Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre candidatas e candidatos e prestações de contas individuais e de partidos.
À medida que candidatas e candidatos solicitam seus registros à Justiça Eleitoral, os dados são inseridos no sistema. Até as 13h desta terça-feira (26), o DivulgaCandContas 2022 dispunha de informações sobre 195 pedidos de registro de candidatura, sendo um pedido de candidato a governador e um de vice-governador, três para senador (com dois suplentes cada), 75 de deputados federais e 109 de deputados federais. Os pedidos foram registrados no Distrito Federal e seis estados (AC, AP, CE, MT, PE, RR).
Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito marcado para outubro desse ano. As eleições ocorrerão em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (eventual segundo turno).
Acesso fácil
O sistema DivulgaCandContas é disponibilizado na internet para consulta de cidadãs e cidadãos. Para utilizá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuária ou usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. No site do TRE, o sistema pode ser acessado pela aba Eleitor e Eleições, localizada na barra superior da página, clicando, em seguida, em Eleições 2022 e DivulgaCandContas.
Na página principal do sistema, o interessado encontrará a quantidade total de candidaturas de cada cargo em todo o país. No mapa do Brasil, será possível consultar as candidaturas à Presidência da República.
No mapa de cada região, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todas as pessoas que concorrem ao cargo no estado.
Selecionado o nome da candidata ou do candidato, é possível obter várias informações, tais como: número a ser utilizado na urna, partido, composição da coligação (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site da candidata ou do candidato, proposta de governo (no caso de governador e presidente), descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais, entre outras.
Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais a pessoa candidata tenha participado. Ao clicar no ícone ponto de interrogação (ao lado de situação de julgamento), há uma breve descrição sobre cada situação.
Módulo contas
O DivulgaCandContas também é uma importante ferramenta de acesso às informações relativas às prestações de contas de candidatas e candidatos no pleito. A usuária ou o usuário poderá fazer a pesquisa das receitas dos candidatos por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens, entre outros dados. Alguns deles serão apresentados em forma de tabelas e infográficos, para facilitar o entendimento.
As informações sobre as prestações de contas de campanha serão disponibilizadas à medida que os recursos forem declarados pelas candidatas e pelos candidatos no sistema.
Convenções partidárias e registro
Pelo calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha de candidatas e candidatos nas convenções, o prazo máximo para os partidos políticos, as federações e as coligações solicitarem o registro de candidaturas à Justiça Eleitoral é dia 15 de agosto.
*Com informações do TSE.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.