TRE convida eleitores para atuarem como coordenadores de acessibilidade nas Eleições 2022

A função dos coordenadores será auxiliar os eleitores com alguma deficiência ou dificuldade de locomoção para votarem com mais comodidade

Foto de uma mulher jovem com colete verde ao lado de um homem idoso andando com muletas.

O TRE-MG está convocando eleitoras e eleitores para atuarem como coordenadores de acessibilidade em mais de 1.800 locais de votação em Minas Gerais. A função deles será auxiliar pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção a chegarem até a seção eleitoral e votarem com mais comodidade, além de prestar esclarecimentos sobre direitos como votar em uma seção de fácil acesso e ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança na cabine de votação.

Em todos os locais de votação de Belo Horizonte e nos locais de votação no interior que tenham a partir de três mil eleitores é obrigatório haver coordenadores de acessibilidade, sendo um em cada turno do dia (manhã e tarde). De acordo com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-MG, os coordenadores estarão presentes em 436 locais em Belo Horizonte e em 1.399 locais de votação de 360 municípios no interior de Minas. Será necessária, portanto, a colaboração de 3.670 eleitoras e eleitores nessa função.

Confira a relação completa de cidades que terão coordenador de acessibilidade.

Os interessados em atuar como coordenador de acessibilidade devem entrar em contato com a zona eleitoral na qual são registrados como eleitores para se inscreverem. Confira os e-mails e telefones dos cartórios eleitorais. O contato também pode ser feito pelo Disque-Eleitor, no telefone 148.

Mesmo nos 492 municípios do interior em que não há nenhum local com obrigatoriedade de ter coordenador de acessibilidade, eleitoras e eleitores podem procurar o cartório eleitoral para manifestar interesse em colaborar. Caberá à zona eleitoral responsável por cada cidade avaliar a possibilidade de nomear pessoas para a função.

Requisitos

Assim como os mesários, os coordenadores de acessibilidade precisam ter 18 anos. Eles não podem ser candidatos ou parentes de candidatos; membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; nem pertencerem ao serviço eleitoral.

Não é necessário ter uma formação específica, mas é importante que a eleitora ou eleitor tenha experiência em lidar com pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Todos os convocados para atuar como coordenador de acessibilidade receberão um guia com orientações para o exercício da função.

Quem atuar como coordenador de acessibilidade vai ter direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento, mas não receberá auxílio-alimentação, já que trabalhará apenas por meio período.

É importante ressaltar que a inscrição para coordenadores de acessibilidade é diferente da inscrição para mesário, ou seja, quem se inscreveu como mesário voluntário mas não foi convocado para atuar nessa função e quiser ser coordenador de acessibilidade precisa procurar a sua zona eleitoral.

Acessibilidade nas eleições

O projeto Coordenador de Acessibilidade, organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-MG, foi realizado pela primeira vez em 2018, apenas em Belo Horizonte. Em 2020, ele abrangeu também outros 235 municípios.

Essa é mais uma iniciativa da Justiça Eleitoral mineira para assegurar a todas as eleitoras e eleitores condições adequadas para o exercício do direito ao voto.

Confira mais informações sobre acessibilidade nas eleições.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido