Assembleia Legislativa homenageia Justiça Eleitoral e TRE-MG
ALMG promoveu reunião especial em homenagem aos 90 anos de criação da Justiça Eleitoral
Nessa quinta-feira (9), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu uma reunião especial em homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral, criada pelo Código Eleitoral promulgado em 24 de fevereiro de 1932. O evento aconteceu no Plenário da ALMG e foi transmitido ao vivo no YouTube e pela TV Assembleia.
Representando a Presidência da ALMG, o deputado Sávio Souza Cruz (MDB) destacou que a instalação da Justiça Eleitoral veio como resposta a eleições historicamente marcadas por fraudes e outros crimes eleitorais, na tentativa de moralizar o processo. O parlamentar lembrou ainda que, com a Constituição de 1988, a Justiça Eleitoral avançou no aprimoramento do sistema, com a instituição do voto informatizado, na década de 1990. “São nove décadas de conquistas, que incluem o voto direto, o voto secreto e universal, o voto da mulher e a informatização do processo eleitoral”, celebrou.
Ele completou que, hoje, o país dispõe de urnas eletrônicas, que propiciam transparência, segurança e agilidade às eleições. Apesar desse avanço, lamentou que “uma minoria feroz, sem embasamento fático, ainda insiste em frustradas tentativas de imputar descrédito a esse processo de reconhecida legitimidade”.
O juiz da Corte Marcelo Salgado representou o TRE na reunião. Em seu pronunciamento, ele agradeceu a todos os parlamentares, especialmente ao presidente da Assembleia, Agostinho Patrus, pela homenagem. E lembrou que “Em Minas Gerais, são 304 zonas, 310 juízas e juízes, quase 2 mil servidoras e servidores que trabalham incansavelmente na preparação das eleições”.
Marcelo Salgado realçou que todas as conquistas aos longos desses 90 anos de história não teriam sido obtidas se não fosse o trabalho incansável de juízes e servidores, e, ainda, a confiança dos candidatos, dos eleitores e dos partidos políticos.
“São 90 anos de segurança, transparência, inovação e parceria com as demais instituições democráticas do Brasil. O TRE mineiro e a Justiça Eleitoral se orgulham de cumprir esse papel em prol da democracia”, declarou.
Placa
Sávio Souza Cruz (à direita na foto), acompanhado do deputado Antonio Carlos Arantes (PL, à esquerda na foto), entregou uma placa alusiva à homenagem ao juiz da Corte Eleitoral Marcelo Salgado (centro).
Os dizeres da placa destacam que a democracia se constitui e se fortalece com eleições justas, igualitárias, periódicas e livres. “Ao comemorarmos nove décadas dessas instituições, ressaltamos sua importância para a garantia do direito pleno ao voto e para a legitimidade do processo eleitoral, com respeito à soberania popular e à cidadania”, estampou.
Também estavam presentes na reunião especial o integrante da Corte Marcos Capanema; o diretor-geral do TRE, Maurício Melo; a coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Márcia Passarini; a coordenadora de Gestão da Informação, Giulia Oliveira; e a chefe da Seção de Memória Eleitoral, Berenice Sobral.
Confira outras fotos no Flickr .
*Com informações da ALMG.
**Fotos: Ricardo Barbosa/ALMG.