Ministra Cármen Lúcia recebe a Medalha do Mérito Eleitoral do TRE-MG
Na cerimônia de entrega da medalha também foi lançada a publicação em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral.
Nesta sexta-feira (3), o TRE-MG realizou a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral “Desembargador Vaz de Mello” à ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal e ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral.
Na abertura da cerimônia, o desembargador Marcos Lincoln, presidente do TRE, afirmou que se sente honrado em receber tão ilustre homenageada, na condição de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, no ano em que se comemora os 90 anos da Justiça Eleitoral. Ressaltou a exemplar atuação profissional da ministra Cármen Lúcia, tanto no Tribunal Superior Eleitoral quanto no Supremo Tribunal Federal. Agradeceu pelos “relevantes e imensuráveis serviços prestados à Justiça Eleitoral e ao Poder Judiciário do nosso país”.
Ao receber a medalha, a ministra Cármen Lúcia externou seu agradecimento afirmando que o TRE-MG é referência em matéria eleitoral no país. Ao citar os 90 anos da Justiça Eleitoral, fez um breve relato das conquistas obtidas desde sua instalação, em 1932, na construção da democracia no Brasil. Destacou os avanços na lisura, garantia de direitos e veracidade dos votos. Agradecendo tão grande distinção, encerrou afirmando: “saberei honrar a medalha que ora recebo”.
Em seguida, duas autoridades também fizeram uma saudação especial à ministra. Primeiro, o advogado Marcos Antônio Romanelli, amigo pessoal da homenageada, fez referência à grande qualidade “que é ser amiga de verdade”, e que a amizade não se mede pela distância ou pelo tempo de não se encontrar, mas sim por guardar do lado esquerdo do peito e dentro do coração.
O juiz de Direito do TJMG, Paulo Tamburini, iniciou a sua fala afirmando que o nome de “Vossa Excelência é folha preciosa no livro da história da República e do Poder Judiciário brasileiro, e, de uma forma ou de outra, chega a todos os cidadãos e cidadãs de nossa pátria. Disse, mais, de sua “gratidão pelo privilegiado convívio e honroso aprendizado” com a homenageada. Destacou, ainda, as qualidades da ministra como jurista, professora e admirável defensora da causa humana. “Que a medalha outorgada pelo Tribunal possa refletir o reconhecimento pela admirável pessoa que ela é”, e finalizou dizendo que “a Justiça Eleitoral mineira é a sua casa. ”
90 anos da Justiça Eleitoral
Ainda durante a cerimônia de entrega da medalha, o presidente do Tribunal anunciou o lançamento oficial da publicação “90 anos da Justiça Eleitoral – 90 anos em ação pela democracia”. O livro descreve 90 fatos relevantes da história da Justiça Eleitoral mineira e brasileira. A obra faz parte das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral. O presidente ofertou um exemplar à homenageada.
Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello
A Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Melo foi instituída em 1999, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, para homenagear personalidades que tenham contribuído para a valorização e desenvolvimento da Justiça Eleitoral em Minas Gerais. O nome é uma homenagem ao desembargador José Norberto Vaz de Mello, que presidiu o TRE-MG em 1988 e faleceu em 2013. Desde sua criação, a Medalha já foi entregue a ministros do TSE, TRE, magistrados, advogados e servidores do Tribunal. A homenagem é feita anualmente. A entrega da Medalha à ministra Cármen Lúcia se refere ao ano de 2022.
O evento está disponível no canal do TRE no YouTube .
Veja as fotos do evento no Flickr
Siga-nos no Instagram e no Twitter .
Curta nossa página no Facebook .