Eleitores devem acompanhar o andamento do pedido no Título Net

No caso de pendência, será necessária a correção ou complementação de informações e documentos

Print da tela inicial do sistema de acompanhamento do Título Net.
Eleitores devem acompanhar o andamento do pedido no Título Net

As eleitoras e eleitores mineiros que solicitaram atendimento pelo sistema Título Net devem acompanhar o andamento do pedido pela página de acompanhamento do Título Net .

É por lá que o eleitor vai saber se o seu requerimento foi processado e o título já está pronto para consulta ou impressão. Ou se há alguma pendência que precisa ser resolvida. Quando há pendências, enquanto elas não são resolvidas, o cartório não consegue processar o atendimento e emitir, atualizar ou regularizar o título de eleitor.

O cadastro eleitoral fechou no dia 4 de maio e os cartórios eleitorais têm até o dia 7 de junho para processar os requerimentos apresentados no Título Net. Foram mais de 340 mil pedidos recebidos entre abril e maio. A Justiça Eleitoral mineira tem agora 27.945 solicitações para serem analisadas e outras 16.214 em diligência para solução de alguma pendência (dados de 16 de maio).

Como acompanhar

Para consultar o andamento da solicitação , basta utilizar os dados pessoais ou o número de protocolo gerado pelo Título Net quando a pessoa faz um requerimento no sistema. Esse número aparece na tela do Título Net após a eleitora ou eleitor finalizar o preenchimento e envio do formulário. Ele também é encaminhado para o e-mail que a pessoa informou ao preencher a solicitação de atendimento.

Se houver alguma pendência no requerimento, o sistema de acompanhamento do Título Net vai exibir a mensagem “Em processamento com pendência”.

Print de tela do Título Net informando a situação "Em processamento com pendência".

Nesse caso, a pessoa deverá entrar em contato com o cartório eleitoral do município em que é registrada como eleitora para verificar o que precisa fazer.

Confira os telefones das zonas eleitorais de Minas Gerais .

A ligação também pode ser feita para o Disque-Eleitor, pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Pendências

As principais pendências identificadas nos requerimentos feitos pelo Título Net são:

a) Nome da pessoa solicitante, do pai ou da mãe com um dos sobrenomes abreviados

Se o documento de identidade com foto anexado ao Título Net tiver um sobrenome abreviado, é necessário enviar também a certidão de nascimento, que tem todos os nomes e sobrenomes escritos por extenso.

b) Documentos ilegíveis ou incompletos

Todas as imagens devem estar nítidas e mostrar o documento inteiro, sem cortar nenhum pedaço.

c) Comprovante de endereço com menos de três meses de emissão

Para registrar o domicílio eleitoral, a pessoa deve comprovar que tem vínculo no município há pelo menos três meses. Para uma solicitação de atendimento feita em abril, por exemplo, o comprovante de endereço deve ter sido emitido no máximo até janeiro deste ano.

d) Ausência de comprovante de quitação do serviço militar

A apresentação do documento é obrigatória para pessoas do sexo masculino, no ano em que completam 19 anos.

Pedido finalizado

Quando o sistema de acompanhamento do Título Net informar que o requerimento foi finalizado, não será enviada via impressa do título de eleitor para o endereço da pessoa solicitante. Ela poderá consultar os dados do título no site do TRE , baixar o aplicativo e-Título no celular ou imprimir o título de eleitor em casa .

Print de tela do Título Net, mostrando a situação "Finalizado com sucesso".

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido