TRE retoma o projeto “Trem da História”
Após mais de dois anos de paralisação em razão da pandemia de Covid 19, alunos do Colégio Dimensão de Belo Horizonte visitaram o Tribunal
Dois anos e cinco meses depois das últimas visitas escolares, o TRE recebeu, nessa sexta-feira (20), turmas do ensino fundamental do Colégio Dimensão de Belo Horizonte para o projeto “Trem da História”. As alunas e os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental assistiram a uma palestra sobre a história das eleições no Brasil, participaram de uma eleição simulada com o uso das urnas eletrônicas e, ao final, fizeram uma visita guiada ao Centro de Memória do TRE.
O projeto é coordenado pela Seção de Memória Eleitoral. De acordo com a chefe da seção, Berenice Sobral, “o nosso trabalho é muito voltado para a cidadania. Quando falamos de eleições, nós abordamos a questão da importância das escolhas e suas consequências, porque o que queremos é formar cidadãs e cidadãos que pensem, que reflitam sobre o que estão fazendo. O trabalho do “Trem da História” é voltado para isso: não apenas para disseminar o conhecimento histórico acerca dos sistemas e da justiça eleitoral, mas formar pessoas mais conscientes com relação ao voto e a própria vida. ”
A professora de História e Geografia do Colégio Dimensão, Elizabeth Bastos, destacou a relevância de “conhecer um pouco da nossa história, da história da eleição, do voto, como que acontecia, essas mudanças de um período para o outro, e a importância de escolher um representante. E já ter desde pequeno essa consciência, como as alunas e alunos do primeiro até o nono ano. ”
Projeto Trem da História
No Projeto “Trem da História”, estudantes do ensino fundamental e médio têm a oportunidade de conhecer aspectos importantes da história das eleições no Brasil e da Justiça Eleitoral.
Por meio de palestras interativas, os alunos são convidados a refletir sobre a participação de cada indivíduo nas transformações da sociedade e desafiados a descobrir o verdadeiro sentido da Cidadania.
Participando de votações simuladas na urna eletrônica o público infanto-juvenil pode conhecer de perto a dinâmica do voto informatizado, bem como as etapas exigidas por lei aos eleitores para o exercício do voto.
Uma visita ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais incentiva crianças e jovens a perceberem, nos objetos, fotografias e documentos, a evolução das leis e métodos eleitorais no Brasil, despertando um olhar crítico sobre o passado, o presente e o futuro das práticas eleitorais em nosso país.
Para agendar visitas de grupos de estudantes, entre em contato pelo e-mail smemo@tre-mg.jus.br . Informe sempre o número de alunas e alunos, data e horário pretendidos da visita e o contato com o responsável pela visita.
Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .