Vídeo homenageia as conquistas femininas na política e na Justiça Eleitoral
Material criado pela Comissão de Participação Feminina do Tribunal fala sobre mulheres de destaque no âmbito eleitoral
No aniversário de 90 anos da Justiça Eleitoral, comemora-se também os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Para celebrar a ocasião, a Comissão de Participação Feminina do TRE e a Escola Judiciária Eleitoral produziram um vídeo em homenagem à luta feminina e aos passos importantes na atuação das mulheres na política e no processo eleitoral.
A produção conta desde a história de Leolinda de Figueiredo Daltro, criadora da primeira agremiação política voltada às mulheres; passando por Celina Guimarães, primeira eleitora no país; até a eleição de Dilma Rousseff, primeira mulher Presidente da República; e a ministra Cármen Lúcia, primeira mulher a presidir o TSE. Além de outras personagens que conquistaram espaços importantes na política brasileira.
Assista ao vídeo 90 anos do voto feminino no Brasil.
Comissão de Participação Feminina
Instituída pela Portaria nº 145/2020, a Comissão de Participação Feminina do TRE conta com servidoras e servidores de unidades da Secretaria e uma representante dos cartórios eleitorais. A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Participação Institucional Feminina no âmbito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais.
O grupo tem como objetivos procurar assegurar equidade de gênero no ambiente institucional; desenvolver ações preventivas contra assédio, violência ou discriminação; promover ações de educação e conscientização sobre o tema da igualdade de gênero no Tribunal e promover ações de conscientização da importância da participação feminina nos espaços de poder.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.