TRE é homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas
Reunião especial destacou o êxito e segurança das Eleições 2022 em Minas Gerais
Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (18), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageou o TRE-MG e o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) pelos relevantes serviços prestados na condução das Eleições 2022 no estado. O Tribunal foi representado no evento pelos desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini, presidente e vice-presidente/corregedor.
A homenagem foi proposta pelos deputados Zé Guilherme (PP), Coronel Henrique (PL) e Zé Reis (Podemos). Eles entregaram aos desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini uma placa com o registro do reconhecimento da Assembleia Legislativa ao TRE-MG e ao GIS.
O deputado Coronel Henrique (PL) destacou a gratidão dos mineiros pelo trabalho da Justiça Eleitoral, justificando a homenagem ao TRE “por ter permitido que o povo de Minas Gerais tivesse a oportunidade de exercer o direito sagrado ao voto, fazendo valer os princípios da nossa democracia”.
Já o deputado Zé Reis disse que o TRE-MG e o GIS atuaram de forma exemplar para garantir que o processo eleitoral transcorresse de forma tranquila e dentro dos limites legais. Reconheceu o trabalho de todos os magistrados, servidores e voluntários. E enfatizou que “o Brasil tem o processo eleitoral mais seguro e célere do mundo".
Em seu pronunciamento, o desembargador Maurício Soares, presidente do TRE, lembrou que no início do processo eleitoral foi notado “um acirramento de ânimos, componente que trouxe mais responsabilidade para oferecer um trabalho sereno à população. Nossa maior preocupação era levar os mais de 16 milhões de eleitores mineiros com segurança e tranquilidade aos locais de votação”.
Ao falar sobre o papel do Gabinete Institucional de Segurança, o desembargador destacou a dedicação do juiz Paulo Tamburini, coordenador do GIS, e agradeceu a participação de todas as instituições que integraram o grupo. Finalizou dizendo que “É gratificante ver que o povo de Minas Gerais reconhece o trabalho que foi feito pelo TRE-MG e pelo GIS. A homenagem feita à Justiça Eleitoral é muito relevante e fica aqui estendida em especial a todos os servidores, mesários e profissionais de apoio”.
No encerramento da reunião, o deputado Zé Guilherme mencionou que a atuação do TRE permitiu que a população mineira registrasse nas urnas a sua vontade, cumprindo “todo o ciclo do processo eleitoral de maneira muito segura, honesta e eficaz”. Ele também leu uma mensagem do deputado Agostinho Patrus, presidente da ALMG. O texto destacava a “exitosa condução do pleito de 2022 nas 304 zonas eleitorais do estado” e conquistas importantes ao longo dos 90 anos de existência da Justiça Eleitoral, como a instituição do voto secreto, o voto das mulheres e a informatização do processo eleitoral.
Também estiveram presentes na reunião os integrantes da Corte desembargador Ramom Tácio de Oliveira, desembargador Júlio César Lorens, Marcelo Vaz Bueno, Marcelo Salgado, Guilherme Doehler, Cássio Fontenelle, Marcelo Trigueiro, Arivaldo Resende; o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato; a diretora-geral do TRE, Glória Araújo; e diversas servidoras e servidores da instituição. Acompanharam a homenagem, ainda, representantes de todas as instituições que integraram o Gabinete Institucional de Segurança.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.