Centro de Memória da Justiça Eleitoral lança exposição “O Brasil e a tradição do voto”
Exposição faz parte da comemoração dos 90 anos da Justiça Eleitoral
Nessa quarta-feira (28) o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, acompanhado do vice-presidente e corregedor, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, lançou a exposição “O Brasil e a tradição do voto” no Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais.
A mostra convida o visitante a fazer uma viagem no tempo, conhecendo um pouco da rica história dos sistemas eleitorais do Brasil, desde o período colonial até os dias atuais. A partir de imagens, textos, objetos e mobiliário, a exposição apresenta, de modo especial, a Justiça Eleitoral em seus 90 anos de instituição e também algumas das pioneiras da participação política e do voto feminino no Brasil, com destaque para as advogadas mineiras Elvira Komel e Mietta Santiago.
Em seu pronunciamento, o presidente do TRE-MG convidou os presentes a uma reflexão sobre a importância da Justiça Eleitoral. “Olhando essa exposição tão cuidadosamente organizada pela Seção de Memória Eleitoral, precisamos reconhecer que a Justiça Eleitoral, ao longo de seus 90 anos, tem assegurado, com reconhecida excelência, a higidez na escolha de representantes do povo e, assim, tem atuado sempre como fundamental para a manutenção da estabilidade político-social”, disse.
O desembargador também falou sobre a importância de se preservar e honrar a nossa memória. “Hoje, todos têm direito ao voto, diferentemente de outrora. E o voto tem igual valor para todos, com a importância cívica de se preservar a legitimidade da vontade popular”, ressaltou.
Também participaram do evento o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o jurista Marcelo Vaz Bueno e o juiz Marcelo Trigueiro, que integram a Corte Eleitoral. Estiveram presentes também a juíza-auxiliar da Presidência, Cristiana Gualberto, a juíza-auxiliar da Corregedoria, Roberta Fonseca, a diretora-geral do Tribunal Glória Araújo, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral Cassiana Viana e servidoras e servidores do Tribunal.
A exposição “O Brasil e a tradição do voto”, de longa duração, poderá ser vista até setembro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no Centro de Memória Eleitoral, que fica na avenida Prudente de Morais, 320, bairro Cidade Jardim - Belo Horizonte.
Cidadãos interessados em visitar a exposição podem ligar para (31) 3307-1176/1552/1361, ou mandar e-mail para smemo@tre-mg.jus.br.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.