Definição das urnas que serão auditadas acontece no sábado
Audiência pública será transmitida ao vivo pelo canal do TRE no YouTube
As urnas que passarão por auditorias - teste de integridade e de autenticidade dos sistemas – no 1º turno serão conhecidas neste sábado (1º), em procedimento que envolve a indicação por entidades fiscalizadoras e sorteio. Em Minas Gerais, 10 urnas passarão pelo teste de autenticidade dos sistemas, e outras 33 pelo teste de integridade.
A audiência pública será conduzida pela juíza auxiliar da Corregedoria do TRE, Roberta Rocha Fonseca, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022. O evento acontecerá na Sala de Sessões do TRE-MG, a partir das 7h, e será transmitida ao vivo pela internet, no canal do TRE no YouTube.
As duas auditorias serão fiscalizadas por uma série de entidades, tais como os partidos políticos, Ministério Público, OAB, Polícia Federal e Forças Armadas, além da empresa de auditoria externa contratada pelo TSE.
Entenda a audiência
Até as eleições de 2020, o procedimento envolvia o sorteio de cinco urnas para o teste de integridade. Agora são 33 submetidas a essa auditoria. As entidades que se habilitaram para acompanhar o procedimento poderão indicar até 27 urnas, e as demais serão sorteadas. Foram mantidas as dez urnas do teste de autenticidade, tal como acontecia até as últimas eleições.
Diante desse grande aumento das urnas para o teste de integridade, em audiência pública que aconteceu no dia 16 de setembro foi aprovada a proposta da Comissão de Auditoria de divisão do estado em oito regiões, com definição do número de urnas que serão auditadas em cada uma delas, de acordo com a representatividade eleitoral. O objetivo foi otimizar a complexa logística de recolhimento das urnas.
Definidas as urnas em cada região (sorteio e/ou indicação das entidades participantes), dois aviões da Policia Militar farão o recolhimento das urnas no interior do estado. As urnas da capital e da região metropolitana serão buscadas por veículos da Justiça Eleitoral.
Para saber mais sobre a audiência pública e a forma de definição das urnas, acesse a página da Comissão no site do TRE.
Entenda os procedimentos de auditoria.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.