TRE firma acordo com tribunais para desenvolver melhorias em processos judiciais e administrativos

Documento foi assinado durante solenidade comemorativa do TRF da 6ª Região

TRE firma acordo com tribunais para desenvolver melhorias em processos
TRE firma acordo de cooperação com tribunais de Minas para desenvolver melhorias em processos judiciais e administrativos

Nesta segunda-feira (21), o TRE-MG firmou acordo de cooperação com os tribunais do estado de Minas Gerais para o intercâmbio de experiências e informações visando desenvolver melhorias nos processos e procedimentos judiciais e administrativos. O documento foi assinado pelo presidente do TRE, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, pela presidente do TRF-6, desembargadora Mônica Sifuentes, pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, pelo presidente do TRT-3, desembargador Ricardo Mohallem, e pelo presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho.

O termo, que prevê a implementação de ações conjuntas e projetos de apoio mútuo, foi firmado durante a solenidade de comemoração do primeiro ano de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, no Estado de Minas Gerais.

Em seu discurso, a desembargadora Mônica Sifuentes ressaltou a importância da cooperação entre os tribunais e relembrou que parceria de sucesso já foi feita para a realização das eleições 2022. “O ano de 2022 ainda nos colocaria a prova em meio à turbulência política. Participamos do teste de integridade das urnas, durante as eleições de outubro, especializamos o juízo da 2ª Vara Criminal para processar e julgar recursos violentos com motivação político-partidária”, rememorou.

O evento ocorreu na Sala Minas Gerais, com a participação de diversas autoridades, dentre elas a ministra Cármen Lúcia, representando a presidente do STF, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal, o governador Romeu Zema e o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite. Além do presidente do TRE, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, e outros integrantes da Corte Eleitoral compareceram ao evento, que contou ainda com participação da diretora-geral Cassiana Viana.

Mesa com as autoridades do evento do TRF6

Um ano de TRF6

Em 2021, o Senado aprovou a criação do TRF-6, que já havia sido votado na Câmara dos Deputados no ano anterior. A sanção da Lei nº 14.226/2021, que criou o órgão, ocorreu em outubro de 2022.

Há um ano o TRF-6 foi instalado oficialmente, em solenidade histórica, com a participação dos chefes dos três poderes da República, além de dezenas de autoridades, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A criação do novo Tribunal buscou racionalizar o funcionamento da Justiça para atender o jurisdicionado, com maior agilidade e eficiência nos julgamentos dos processos.

A primeira composição da direção do TRF-6 foi eleita por aclamação, para o biênio 2022-2024, sendo presidente a desembargadora federal Mônica Jaqueline Sifuentes e vice-presidente e corregedor-geral o desembargador Vallisney de Souza Oliveira,

A Corte é composta por 18 desembargadores. O TRF-6 tem jurisdição sobre todo o Estado de Minas Gerais. O objetivo de sua criação, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça- CNJ, foi desafogar o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que era responsável pelo Distrito Federal e mais 13 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins). Somente Minas Gerais respondia por quase um terço de toda demanda dos processos então existentes no TRF – 1.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido