Corregedor do TRE mineiro é condecorado em Curvelo
Desembargador Ramom Tácio recebeu a “Medalha Desembargador Hélio Costa”

O desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE, foi condecorado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A indicação para a comenda foi feita pela Comarca de Curvelo. O evento foi realizado nesta sexta-feira (1º), no Fórum “Dr. Newton Gabriel Diniz", naquele município.
Ao saudar o homenageado, o juiz Manoel Jorge de Matos Júnior destacou a trajetória jurídica do desembargador Ramom Tácio, que sempre honrou a magistratura mineira. Disse, mais, que "V. Exa. é nossa estrela guia, na vida jurídica e na vida pessoal. Parabéns pela merecida medalha."
Em seu pronunciamento, o desembargador Ramom Tácio agradeceu a homenagem, afirmando que "essa comenda é um dos títulos mais representativos que ganhei na vida, porque recebo na cidade em que me construí: minha querida Curvelo."
Estiveram presentes ao evento diversas autoridades, entre elas o promotor de justiça Marcelo Leite Pereira; a defensora pública Ana Flávia de Sousa; o representante da prefeitura Leonardo de Ávila; o advogado Hugo Gonçalves, presidente da 10ª subseção da OAB-MG; e a juíza Andreia Márcia Marinho de Oliveira
Compareceram ainda os integrantes da Corte eleitoral mineira Patricia Henriques e Marcos Capanema de Almeida, o juiz auxiliar da Corregedoria eleitoral, Marcelo Trigueiro, e a secretária da Corregedoria do TRE, Maria Sandra.
O presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini, enviou mensagem ao homenageado, destacando a brilhante carreira jurídica do desembargador Ramom Tácio.
Perfil do homenageado
O desembargador Ramom Tácio é natural de Felixlândia (MG). Graduado em direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas, possui mestrado em Direito Público pela Universidade de Franca e doutorado, também em Direito Público, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Foi delegado de polícia e promotor de justiça. Como juiz de direito atuou nas Comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte. Foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJE-MG), de junho de 2016 a junho de 2017.
Medalha
A medalha, instituída pela Resolução do TJMG nº 296/1995, é entregue bienalmente às pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça em Minas Gerais. Homenageia o desembargador Hélio Costa, por seu desempenho na magistratura, na qual exerceu os cargos de corregedor-geral de justiça e presidente do TJMG.
Sua primeira entrega ocorreu em 1996, tendo como objetivo estabelecer uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade. A escolha dos agraciados é feita por uma Comissão presidida pelo Juiz Diretor do Foro da Comarca, um Promotor da Comarca, o prefeito, presidente da Câmara Municipal e um representante local da OAB.
Siga-nos no Instagram e no X (antigo Twitter)
Curta nossa página no Facebook.