TRE participa do IX Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral e do II Encontro da Rede de Memória Eleitoral no TSE
O evento reúne servidoras e servidores das áreas de biblioteca e memória da justiça eleitoral de todo o país

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) participa do IX Encontro da Rede de Bibliotecas e do II Encontro da Rede de Memória Eleitoral, nos dias 5 e 6 de dezembro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A servidora Maria Berenice Rosa Vieira Sobral, da Seção de Memória Eleitoral, proferiu, nesta quarta-feira (6), palestra sobre os temas "Ponto da Memória" e "Campanha de arrecadação de documentos e objetos".
O projeto “Ponto da Memória” abordado na palestra refere-se à exposição de objetos históricos, por um curto período, em prédios da Justiça Eleitoral e visa divulgar, para servidores e visitantes, os objetos que compõem a história da Justiça Eleitoral.
Já a palestra sobre "Campanha de arrecadação de documentos e objetos" abordou a preservação de objetos que representam a história das pessoas e das instituições. Essa campanha recebeu Menção Honrosa do CNJ durante o III ENAM (Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário), em maio deste ano, em Porto Alegre.
O evento reúne servidoras e servidores das áreas de biblioteca e memória da justiça eleitoral de todo o país. Tem como objetivo compartilhar experiências, boas práticas e conhecimentos entre os integrantes das duas Redes, que tratam de importantes assuntos relacionados à Justiça Eleitoral.
Abertura do evento
A ministra do TSE substituta, Edilene Lôbo, abriu o evento, nessa terça-feira (5), destacando o papel das bibliotecas como “centro do mundo, espaço de resistência e transformação”.
Lançamento de livro
Durante o encontro ocorreu o lançamento do livro “Almanaque de Dados Eleitorais: Primeira República 1889-1930”, fruto de um acordo de cooperação entre o TSE, a USP e a FGV, foi escrito em parceria pelo professor doutor Paolo Ricci, da Universidade de São Paulo (USP) e pela professora doutora Jaqueline Zulini, da Fundação Getúlio Vargas ( FGV).
O almanaque já está disponível para download no Portal do TSE, dentro do Catálogo de Publicações.
Siga-nos no X (antigo Twitter) no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.