TRE homenageia servidora que é referência para as Escolas Judiciárias Eleitorais
Noriko Tsukamoto recebeu a Medalha Sálvio de Figueiredo Teixeira
O TRE-MG realizou, nesta terça (13), a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira. Em 2023, a homenagem foi entregue a Noriko Tsukamoto, servidora do Tribunal há 30 anos.
Noriko foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema EJE, que integra as escolas judiciárias eleitorais do TSE e dos TREs. As escolas judiciárias atuam na realização de atividades de pesquisa, formação profissional, publicação e divulgação de trabalhos relacionados ao Direito Eleitoral, com vistas ao fortalecimento da democracia e da educação para a cidadania. Pelo seu pioneirismo e dedicação, Noriko é considerada referência nacional na área.
A medalha foi entregue pelos desembargadores Maurício Soares, presidente do TRE, e Paulo Tamburini, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE de Minas.
O presidente do Tribunal destacou a importância de outorgar a medalha a alguém que contribuiu efetivamente para o engrandecimento da EJE-MG. “Sempre me impressionei com a garra e dedicação da Noriko à Escola. O Tribunal deve se orgulhar de tê-la como servidora”, disse.
O desembargador Paulo Tamburini se emocionou ao falar sobre Noriko. Ele lembrou que trabalharam juntos pela criação da Escola Judiciária no TRE e fez questão de expressar sua gratidão a ela. “Acredito que não haverá hipótese de se contar a história da Justiça Eleitoral sem se mencionar a Noriko. Ela fez, realizou, colocou emoção, devoção e carinho em cada pequeno detalhe que construiu. Tenho a honra de ter dividido essa jornada com Noriko”, afirmou.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com um depoimento de Hisae Tsukamoto, mãe da homenageada, gravado em japonês. Na mensagem, a senhora Hisae ressaltou a dedicação que a filha sempre teve ao trabalho, inspirada pelos exemplos do pai e dos avós.
Bastante emocionada, Noriko agradeceu a honraria. Em seu discurso, lembrou a trajetória no Tribunal e disse que nunca imaginou ser homenageada. “Agradeço a Deus por me permitir viver este momento. Me sinto grata por ter tido a oportunidade de cumprir esta jornada, com magistrados, servidores e todos aqueles que colaboraram com os projetos de cidadania”. Ela finalizou agradecendo à família pelo “amor e compreensão, sem os quais eu não estaria aqui”.
Acompanharam a entrega da Medalha a mãe, marido, filhos e outros familiares de Noriko (foto abaixo); integrantes da Corte Eleitoral; ex-presidentes do TRE-MG; servidoras e servidores do Tribunal.
A solenidade foi transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube.
A Medalha
A Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral tem o nome do patrono da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, que foi grande magistrado e educador, idealizador das escolas judiciais no Brasil.
É uma distinção honorífica, em grau de comenda, oferecida em reconhecimento a magistradas e magistrados, membros do Ministério Público, advogadas e advogados, servidoras e servidores, profissionais e demais pessoas por suas ações em prol da formação, preparação e aperfeiçoamento dos operadores do Direito e no desenvolvimento de projetos de conscientização para a cidadania.
Confira outras fotos no Flickr.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.